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    Governo dá 10 dias para Azul e Gol explicarem problemas no SAC

    Passageiros reclamaram que não conseguem falar com as companhias por telefone para obter informações

    Basília Rodrigues

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu notificar, nesta quinta-feira (23), as companhias Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A e Gol Linhas Aéreas S/A por descumprimento de normas gerais no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

    As empresas têm 10 dias corridos, a partir do recebimento da notificação, para se manifestar. Passageiros reclamaram que não conseguem falar com as companhias por telefone para obter informações sobre suas viagens, tirar dúvidas, fazer reclamações.

    A secretária nacional do consumidor, Juliana Domingues, disse à CNN que as averiguações preliminares vão apurar supostas irregularidades na conduta das companhias, o que pode resultar na aplicação de multas. A notificação traz os seguintes questionamentos:

    Quais são os meios oficiais de atendimento disponibilizados ao consumidor?

    • Informar se possui, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços, nos termos do artigo 4º do Decreto nº 6.523/2008, que dita as normas de serviço do SAC;
    • Quanto tempo em média o consumidor leva para ser efetivamente atendido pelo
      SAC?
    • Por que os consumidores estão enfrentando dificuldades para conseguir contato com a empresa?
    • Justificar o motivo da opção “9” (falar com o atendente) estar desativado, já que o consumidor é encaminhado para opção “estrela”, em que o atendimento não se completa.
    • Qual o prazo de retomada dos sistemas de atendimento direto ao consumidor pelo primeiro men

    À CNN, a Azul informou que aguarda ser notificada antes de comentar o assunto. A Gol também foi procurada e ainda não se manifestou.

    Na semana passada, o Ministério da Justiça notificou a Itapemirim Transportes Aéreos, também conhecida como Ita, para explicar por que cancelou voos às vésperas do natal.  A empresa alega que por “ajustes operacionais”, o
    Grupo Itapemirim suspendeu temporariamente todas as operações.

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