General Heleno com coronavírus, 200 mil casos e mais da tarde de 18 de março
Ministro do governo de Jair Bolsonaro é diagnosticado com COVID-19, casos vão a 200 mil e a discussão sobre estado de calamidade são destaques do 5 Fatos Tarde
General Heleno testa positivo
O diagnóstico positivo para o coronavírus para o ministro General Augusto Heleno, o 16º integrante do governo federal com o COVID-19, o dia de decisões importantes em Brasília e a marca de 200 mil casos registrados em todo o mundo estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde de 18 de março, com Luciana Barreto.
Dia decisivo em Brasília
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Augusto Heleno, testou positivo para o novo coronavírus. O ministro fez o exame na segunda (17) e aguarda o resultado da contraprova. Pelo menos 16 pessoas ligadas ao governo estão com a doença.
Hoje o dia é de reuniões em Brasília. O presidente Jair Bolsonaro convocou o alto escalão do governo e também os representantes do Legislativo e do Judiciário para intensificar o combate ao COVID-19.
Calamidade Pública
Governo quer que o Congresso reconheça estado de calamidade pública e vai acionar o artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Se a medida for aprovada, a União não vai precisar cumprir a meta fiscal prevista para 2020.
Bolsas em queda
As Bolsas do mundo inteiro abriram em forte queda. Nos Estados Unidos, mesmo com o anúncio de um estímulo de US$ 850 bilhões na economia, os índices da Bolsa de Nova York operavam com queda acentuada. O preço do barril de petróleo continua caindo. A cotação no mercado americano atingiu o menor nível desde 2003, a menos de US$ 25.
No Brasil, o dólar chegou aos cinco reais e vinte centavos pela primeira vez. A Bolsa, no Brasil, também abriu em forte queda. Nesta terça, tem reunião do comitê de política monetária. A expectativa é de queda na taxa básica de juros.
200 mil casos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou novos números do coronavírus. Já são cerca de 200 mil infectados e quase 8 mil mortos em 164 países.