Fuga de Mossoró: secretário do MJ volta para Brasília; equipes continuam buscas
André Garcia estava na cidade desde a última quarta-feira (21); 500 agentes estão no local em buscas aos dois fugitivos do presídio federal e mais 100 da Força Nacional vão chegar na quinta


O secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia, volta nesta quarta-feira (21) para Brasília. Garcia estava em Mossoró (RN) desde a última quarta-feira (14) para acompanhar o caso de fuga inédita da penitenciária federal.
A avaliação dos integrantes da Senappen é que todas as medidas por parte da pasta já foram adotadas, como a nomeação do policial penal federal Carlos Pires como interventor e diretor interino do presídio e a sindicância aberta para apurar alguma responsabilização.
Nesta quarta-feira (20), a corregedoria da secretaria afastou três servidores que atuam no presídio federal. Segundo a decisão, os servidores ficarão afastados pelo menos “até a conclusão dos procedimentos apuratórios”. Os funcionários eram os responsáveis pelas áreas de inteligência, segurança e administração do presídio.
O órgão também anunciou a modernização do sistema de videomonitoramento dos cinco presídios federais de segurança máxima, que aperfeiçoará o controle de acesso às penitenciárias, com sistema de reconhecimento facial de todos os que ingressarem na unidade, como presos, visitantes, administradores, advogados e autoridades.
Segundo o MJ, o diretor-executivo da Polícia Federal, Gustavo Souza, e o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Oliveira, seguem na cidade acompanhando de perto as buscas, que entraram no oitavo dia.
A Força Nacional saiu de Brasília na tarde desta terça-feira (20) e chegará à cidade potiguar na manhã de quinta-feira (22). Os 100 agentes se unem a outros 500 policiais que estão no local, da PF, da PRF, da Polícia Penal e da força de segurança estadual.
Fuga inédita
Na quarta-feira (14) da semana passada, Rogério Mendonça e Deibson Nascimento fugiram pelo telhado do presídio federal de segurança máxima. É a primeira vez em que é registrada uma fuga no Sistema Penitenciário Federal do Brasil. Os fugitivos são integrantes do Comando Vermelho, segundo investigadores.