Fortaleza avança em retomada; Ceará estende período de isolamento social
Decreto de isolamento social será prorrogado por mais sete dias a partir de segunda-feira (20), anunciaram Camilo Santana e Roberto Cláudio


A cidade de Fortaleza avançará à fase 4 do plano de retomada da economia, enquanto os municípios da macrorregião da capital do Ceará avançam para fase 3. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17) pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) após reunião do Comitê Científico. Outra medida reportada pelos governantes foi a prorrogação do decreto de isolamento social por mais sete dias a partir de segunda-feira (20).
Algumas atividades continuarão sem autorização para funcionamento na capital cearense, como aulas presenciais em escolas e universidades; academias; cinemas; bares e eventos. O governador ainda disse que, a partir de segunda-feira, equipes do estado e da prefeitura se reunirão para definir prazos e protocolos para a volta desses setores.
Os restaurantes de Fortaleza funcionarão, inclusive, no período noturno, estendendo o horário de atendimento presencial até as 23 horas. A determinação inclui, além do cumprimento de protocolos sanitários específicos, a obrigatoriedade do uso de máscaras e de álcool gel.
“Há uma preocupação muito grande do Comitê (Científico) para que não haja retrocesso, como a gente tem acompanhado em vários estados e em outros países que abriram determinados setores da economia e tiveram que fechar novamente. Nós não queremos que aconteça isso no Ceará. Vamos continuar com as nossas reuniões para que essas atividades possam já estabelecer prazos e protocolos para a sua retomada”, comentou o chefe do Executivo estadual sobre a reabertura desses segmentos.
Leia também:
Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda o abandono da hidroxicloroquina
Saúde diz acompanhar estudos e pode mudar orientação sobre cloroquina
Será que certos tipos sanguíneos nos tornam mais vulneráveis à Covid-19?
O prefeito Roberto Cláudio destacou a melhora dos índices epidemiológicos de Fortaleza. “A gente já segue para a nona semana de abertura e tem continuado seguindo a tendência da queda de óbitos. Isso só está sendo possível graças ao isolamento feito anteriormente e pela conduta responsável e bastante precavida das autoridades sanitárias”, disse.
Fortaleza contabiliza, até a noite desta sexta-feira (17), 39.702 casos e 3.582 mortes pela Covid-19. O Ceará soma 144.294 casos e 7.166 mortes. Ao menos 118.988 pessoas se recuperaram da doença no estado.
Interior
Os municípios das macrorregiões de saúde do Litoral Leste/Jaguaribe e do Cariri permanecerão nas fases atuais. A macrorregião Sul continuará na fase de transição, mantendo Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Iguatu em isolamento rígido. As regiões do Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central, que apresentou aumento de novos casos na última semana, permanecerão na fase 1.