Formação de ciclone deve provocar fortes chuvas e ventos no Sul nesta segunda (2)
Meteorologistas apontam que ciclone extratropical deve deixar população em alerta no início deste mês
A região Sul do Brasil deve começar a sentir, a partir desta segunda-feira (2), os efeitos da formação de um ciclone extratropical, com a expectativa de fortes chuvas e ventos intensos.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a população deve ficar atenta entre os dias 2 e 5 deste mês.
“É uma situação potencial para queda de árvores, alagamentos em centros urbanos e deslizamentos de terra, interrupção de fornecimento de energia elétrica por conta dos vendavais e também para o risco de destelhamentos”, informou a Climatempo.
Nesta segunda (2), a chuva ganhará força em diversas áreas da região Sul, mas há um destaque para a região do norte e noroeste gaúcho, a região serrana, todo o estado de Santa Catarina e o sul e oeste do Paraná.
Além disso, as temperaturas devem permanecer baixas no Sul. Porto Alegre deve ser a capital mais fria desta segunda, com temperatura máxima de 18ºC.
A Climatempo aponta que o ciclone deve estar completamente formado somente na noite desta terça-feira (3), e ganhar intensidade na quarta (4) conforme se desloca para o litoral. Ele deve se afastar para o alto mar somente no dia 6 de maio.
Após o afastamento, a região Sul deve sentir o espalhamento de ar frio de origem polar, que vai provocar queda acentuada na temperatura entre os dias 6 e 7.
Além disso, a presença do ciclone provocará vento forte sobre o oceano na região entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, agitando o mar.
“Com o afastamento do ciclone para alto mar, grandes ondas vão se espalhar pela pelo litoral da Região Sul do Brasil causando ressacas”, informou a Climatempo.