Força Nacional vai reforçar trabalho da PF em terra indígena Yanomami
Grupo apoiará ações de segurança e combate ao garimpo ilegal na região
A Força Nacional vai reforçar o trabalho de segurança da Polícia Federal na Terra Indígena Yanomami. O Ministério da Justiça autorizou a mobilização dos agentes para o território, que devem permanecer no local por 90 dias.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (18) e é assinada pelo ministro Flávio Dino. O ato informa que a própria PF pediu o reforço.
Em janeiro, o governo federal reconheceu a situação de emergência na região por conta da crise sanitária e de segurança. Por isso, o Ministério dos Povos Indígenas e a Fundação Nacional do Índio (Funai) pediram o apoio da Força Nacional, que já atua na área, para atender aos indígenas e combater o garimpo ilegal e o crime organizado.
De acordo com o MPI, em 2022, 99 crianças Yanomami de até 4 anos morreram na região por desnutrição, pneumonia e diarreia, doença associadas ao avanço do garimpo no território. Também foram registrados 11.530 casos de malária entre a população indígena do distrito no ano passado.
Diante desse cenário, a força-tarefa do MJ deflagrou a Operação Libertação, em Roraima, para apurar os crimes de genocídio e contra o meio ambiente.