Foguete levará ao espaço cartas de alunos de escolas públicas do RN
Mensagens têm como tema futuro e reflexão de estudantes e desejos para próximas gerações
- 1 de 4
Foguete será lançado nesta sexta-feira (29), no Rio Grande do Norte. • Divulgação/FAB
- 2 de 4
- 3 de 4
-
- 4 de 4
A Força Aérea Brasileira (FAB) vai lançar um foguete ao espaço com cerca de mil cartas escritas por alunos de escolas públicas do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (29).
O foguete suborbital VS30 V15 será lançado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal. Os documentos pertencem a crianças e adolescentes das cidades de Natal, Parnamirim, São José de Mipibú e João Câmara.
As mensagens têm como tema central o futuro e a reflexão dos estudantes e seus desejos para as próximas gerações. O foguete voltará à Terra e, depois de cruzar a atmosfera, depositará as cartas no Oceano Atlântico.
Os documentos foram inseridos no veículo no último dia 21 de novembro, durante uma cerimônia realizada no Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo.
A iniciativa foi idealizada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB e pelo Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e conta com coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Segundo a FAB, a ação busca despertar o fascínio pelo espaço em crianças e adolescentes. “Estamos levando as nossas palavras ao espaço para que voltem a uma nova geração. Espero que, no futuro, o ser humano consiga encontrar paz. Acredito que, em 50 anos, vamos conseguir achar um meio de sobreviver e nos renovar”, comentou o estudante Lucas Felipe Cícero, de 17 anos, em nota publicada pela Força Aérea.
O monitor Danilo Lima do Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT) disse que sente orgulho de poder ajudar professores a sensibilizar jovens sobre o espaço. “Antes, era apenas entretenimento. A partir do ingresso no CVT, passei a ensinar as crianças da rede pública sobre o setor espacial”, afirmou.
Centro Vocacional Tecnológico Espacial
Instalado em Parnamirim (RN), o Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E) da Agência Espacial Brasileira (AEB) oferece atividades para difundir o conhecimento científico.
Destinado a crianças e adolescentes, o local tem estrutura para capacitação técnica e qualificação de professores, universitários e outros profissionais nos temas relacionados às atividades espaciais.
Foguete VS30 V15
Projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o foguete VS30 V15 tem 8 metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido.
O engenho espacial é um foguete de sondagem monoestágio, não-guiado e lançado por meio de trilho. Ele pode alcançar altitude máxima de pouco mais de 150 km, com uma velocidade máxima de 6 mil km/h.
*Sob supervisão