Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Filhote de baleia semi-albino é visto no litoral catarinense

    Avistamento foi o primeiro de uma baleia franca acompanhada de seu filhote durante a temporada de inverno deste ano

    Ada Van Deursenda CNN*

    O Programa Pró Franca, do Instituto Australis, identificou a primeira aparição de uma baleia franca acompanhada de seu filhote semi-albino durante a temporada de inverno deste ano na praia de Itapirubá, no último domingo (7), em Santa Catarina.

    As fotos foram publicadas no perfil do Programa, voltado para a conservação da baleia, que está atualmente ameaçada de extinção devido à caça ilegal. Ela é a única espécie que se reproduz no litoral do Brasil – período este que dura entre julho e novembro.

    O litoral catarinense é considerado uma área ativa de reprodução das baleias francas durante o inverno
    O litoral catarinense é considerado uma área ativa de reprodução das baleias francas durante o inverno / Reprodução/ Instituto Australis

    A chegada dos animais foi comemorada pelos responsáveis do projeto. Os filhotes semi-albinos, que costumam ser machos, nascem com essa cor por conta de uma característica genética presente em baleias francas mães com manchas cinzas pelo corpo. Geralmente, conforme o crescimento, eles vão adquirindo uma coloração mais escura.

    Nos últimos anos, o número de baleias franca e o tempo de permanência no litoral sul do país está sofrendo alterações, o que aumenta a preocupação e cuidado com a preservação da espécie, já que uma das causas preocupantes é a ação do homem.

    O animal, que está em extinção, fez a primeira aparição do período, considerado como temporada de reprodução
    O animal, que está em extinção, fez a primeira aparição do período, considerado como temporada de reprodução / Reprodução/ Instituto Australis

    O litoral catarinense é considerado uma área ativa de reprodução das baleias francas durante o inverno, já que elas buscam águas mais quentes, características do Oceano Atlântico, para acasalar e alimentar os filhotes.

    *Sob supervisão de Giulia Alecrim

    Tópicos