Fiéis confeccionam tapetes coloridos em Belo Horizonte para Corpus Christi
Tradição marca celebração do mistério da Eucaristia, com procissão percorrendo ruas enfeitadas com imagens elaboradas com serragem
Nesta quinta-feira (30), os católicos celebram o dia de Corpus Christi, feriado que ocorre 60 dias após a Páscoa. A data é tradicionalmente marcada por procissões em ruas enfeitadas com tapetes confeccionados artesanalmente.
Em Belo Horizonte, a Avenida Afonso Pena recebeu a montagem de coloridos tapetes feitos com serragem, sal e outros materiais naturais. Os desenhos, que retratam imagens religiosas e representam o Corpo de Cristo, formam um caminho de um quilômetro entre os santuários da Boa Viagem e São José.
Trabalho em conjunto
Desde a noite anterior, voluntários de todas as idades se dedicaram à confecção dos tapetes, utilizando colheres e formas para dar vida aos detalhados desenhos. O trabalho envolveu a participação de jovens, adultos, famílias e crianças.
A BH Trans, empresa responsável pelo trânsito na cidade, atuou no isolamento da área para garantir a segurança dos fiéis durante a montagem dos tapetes e a posterior procissão.
Procissão e bênção
Às 17h, após a celebração oficial de Corpus Christi, os fiéis saem em procissão carregando a imagem do Santíssimo Sacramento. Eles caminham sobre os tapetes, percorrendo o trajeto até o Santuário São José, onde recebem a bênção em frente à imagem sagrada.