Feriado: veja como será o funcionamento dos serviços ao cidadão em SP
Agências bancárias não abrem nesta quarta (12); rodízio de veículos será suspenso


O feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta quarta-feira (12), provocará mudanças no funcionamento de diversos serviços oferecidos aos cidadãos.
As agências bancárias não irão funcionar ao longo de todo o dia, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nos dias 13 (quinta-feira) e 14 de outubro (sexta-feira) o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente onde não houver feriado municipal.
As áreas de autoatendimento e os canais digitais e remotos, como internet e mobile banking ficarão disponíveis neste dia. Contas de consumo –como de água, energia e telefone, por exemplo– e carnês com vencimento na data do feriado poderão ser pagos no próximo dia útil seguinte.
Na cidade de São Paulo, a circulação dos ônibus será equivalente à de um sábado. Nos demais dias úteis da semana, a frota será normal.
Os postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes estarão funcionando normalmente, das 6h às 22h. O Posto Central e as lojas Jabaquara e Santana estarão fechados.
O Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, não realizará atendimento na quarta-feira. Quem necessitar do serviço deve se encaminhar à Casa da Mulher Brasileira. O posto reabre na quinta-feira, das 8 às 17 horas.
Parques municipais funcionarão normalmente.
Rodízio e Ciclofaixas
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou também que o rodízio estará suspenso para carros e caminhões. Além disso, as Zonas Máximas de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e aos Fretados (ZMRF) também estarão suspensas.
Ainda segundo a CET, a circulação de veículos pelas faixas exclusivas de ônibus estará liberada durante todo o dia. A Ciclofaixa de Lazer será montada a partir das 7h e funcionará até as 16h.
A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização local.
Unidades de Saúde e Vacinação
As campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação acontecerão entre 7h e 19h nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h.
Além disso, a campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até dia 30 para crianças a partir de um ano até quatro anos e 11 meses de idade. Serão imunizados com a vacina oral contra a poliomielite (VOP) os menores que tenham o esquema prioritário completo da vacina inativada contra a poliomielite (VIP).
Na imunização de rotina do calendário, a VIP deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade, e a VOP aos 15 meses e aos quatro anos, segundo a prefeitura de São Paulo.
Na campanha de multivacinação, destinada ao público até 15 anos, além da VIP e da VOP, são disponibilizados imunizantes como tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV.
Quanto a outras unidades de saúde, estarão abertos Hospitais Municipais, Prontos-socorros Municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Laboratório de Emergência Toxicológica (LET), Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue), Samu e Centro de Controle de Intoxicações (CCI).
Estarão fechadas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ambulatórios de Especialidades (AEs), Hospitais Dia (HD) 12h, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), Centros Especializados em Reabilitação (CERs); Unidades da Rede Municipal Especializada em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids, Hospitais públicos veterinários e Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos e Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis).
Os Hospitais Dia (HD) 24h e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III atenderão apenas demandas internas. Já a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) estarão em regime de plantão.