Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Feriado: veja como será o funcionamento dos serviços ao cidadão em SP

    Agências bancárias não abrem nesta quarta (12); rodízio de veículos será suspenso

    Movimentação de pessoas na Rua 25 de Março, região central de São Paulo
    Movimentação de pessoas na Rua 25 de Março, região central de São Paulo Foto: Bruno Rocha - 02.jul.2020/Estadão Conteúdo

    Carolina FigueiredoTiago Tortellada CNN

    em São Paulo

    O feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta quarta-feira (12), provocará mudanças no funcionamento de diversos serviços oferecidos aos cidadãos.

    As agências bancárias não irão funcionar ao longo de todo o dia, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nos dias 13 (quinta-feira) e 14 de outubro (sexta-feira) o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente onde não houver feriado municipal.

    As áreas de autoatendimento e os canais digitais e remotos, como internet e mobile banking ficarão disponíveis neste dia. Contas de consumo –como de água, energia e telefone, por exemplo– e carnês com vencimento na data do feriado poderão ser pagos no próximo dia útil seguinte.

    Na cidade de São Paulo, a circulação dos ônibus será equivalente à de um sábado. Nos demais dias úteis da semana, a frota será normal.

    Os postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes estarão funcionando normalmente, das 6h às 22h. O Posto Central e as lojas Jabaquara e Santana estarão fechados.

    O Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, não realizará atendimento na quarta-feira. Quem necessitar do serviço deve se encaminhar à Casa da Mulher Brasileira. O posto reabre na quinta-feira, das 8 às 17 horas.

    Parques municipais funcionarão normalmente.

    Rodízio e Ciclofaixas

    A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou também que o rodízio estará suspenso para carros e caminhões. Além disso, as Zonas Máximas de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e aos Fretados (ZMRF) também estarão suspensas.

    Ainda segundo a CET, a circulação de veículos pelas faixas exclusivas de ônibus estará liberada durante todo o dia. A Ciclofaixa de Lazer será montada a partir das 7h e funcionará até as 16h.

    A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização local.

    Unidades de Saúde e Vacinação

    As campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação acontecerão entre 7h e 19h nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h.

    Além disso, a campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até dia 30 para crianças a partir de um ano até quatro anos e 11 meses de idade. Serão imunizados com a vacina oral contra a poliomielite (VOP) os menores que tenham o esquema prioritário completo da vacina inativada contra a poliomielite (VIP).

    Na imunização de rotina do calendário, a VIP deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade, e a VOP aos 15 meses e aos quatro anos, segundo a prefeitura de São Paulo.

    Na campanha de multivacinação, destinada ao público até 15 anos, além da VIP e da VOP, são disponibilizados imunizantes como tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV.

    Quanto a outras unidades de saúde, estarão abertos Hospitais Municipais, Prontos-socorros Municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Laboratório de Emergência Toxicológica (LET), Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue), Samu e Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

    Estarão fechadas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ambulatórios de Especialidades (AEs), Hospitais Dia (HD) 12h, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), Centros Especializados em Reabilitação (CERs); Unidades da Rede Municipal Especializada em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids, Hospitais públicos veterinários e Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos e Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis).

    Os Hospitais Dia (HD) 24h e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III atenderão apenas demandas internas. Já a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) estarão em regime de plantão.