Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    FAO e Ministério da Agricultura lançam projeto para fortalecer cultivo de cacau

    À CNN Rádio, o gerente de projetos da FAO Tiago de Carvalho Rocha afirmou que ação busca conservar a biodiversidade

    Amanda Garciada CNN

    A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em parceria com o Ministério da Agricultura, lança nesta segunda-feira (8) um projeto de fortalecimento do cultivo de cacau.

    A ação tem como objetivo fortalecer o cultivo de cacau, revitalizar lavouras e beneficiar cerca de 3 mil produtores rurais do sul da Bahia.

    A iniciativa foi batizada de “Conservação da Mata Atlântica por meio do manejo sustentável de paisagens agroflorestais com cacaueiras.”

    “A FAO tem trabalhado ao longo de décadas para o desenvolvimento de paisagens produtivas”, disse o gerente de projetos da FAO Tiago de Carvalho Rocha, à CNN Rádio.

    Segundo ele, isso “associa a produção de cacau com a conservação de biodiversidade, com o reforço da cadeira produtiva do cacau cabruca.”

    Foram quatro anos de implementação, e, nesta etapa, acontecerá a “construção participativa”, que trata de “diálogo com governo, universidades, atores locais e quem já desenvolve programas.”

    A partir de 2024, tem início a implementação das ações do campo, que vislumbra resultados consistentes em um horizonte de vinte anos.

    Tiago explicou que há questões na cadeia produtiva que geram limitações.

    “Vamos promover sistema de capacitação muito forte, com valorização dos agricultores, para melhoria de renda e qualidade de vida, conservando ao mesmo tempo a Mata Atlântica.”

    A questão fundamental, de acordo com ele, é que o projeto não pretende implementar apenas práticas de conservação, mas também conseguir maior produtividade.

    “O mínimo de manejo pode triplicar a produção, por exemplo”, completou.

    *Com produção de Isabel Campos

    Tópicos