Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Faculdade da Santa Casa de SP leva assistência médica para população ribeirinha e indígena no Pará

    Ação leva assistência médica e promoção em saúde em região às margens do Rio Tapajós

    Beto Souzada CNN

    A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) iniciou neste mês mais uma edição da Expedição Abaré. O projeto é uma iniciativa que busca levar assistência médica para populações ribeirinha e indígenas no Pará. O Abaré 2024 começou no último dia 21 e seguirá até o dia 31 de agosto, totalizando dez dias de atendimento.

    Este é o quarto ano consecutivo, a ação levará assistência médica e promoção em saúde a populações que residem na região e às margens do Rio Tapajós.

    O projeto é idealizado em conjunto com o Departamento de Atenção Primária e o Departamento de Moléstias Infecciosas, sendo financiado pela FCMSCSP. O projeto inclui um navio-escola, que é realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), além das secretarias de saúde dos municípios envolvidos.

    Sobre o atendimento

    Desde 2009, a ação disponibiliza serviços de atendimento à saúde com atendimento as comunidades com serviços de vacinação, medicação, pequenos procedimentos cirúrgicos, ultrassonografia, dispensação de medicamentos, entre outros.

    A expedição é parte das atividades do Internato dos alunos do 6º ano do curso de Medicina da FCMSCSP, uma parceria do Departamento de Atenção Primária à Saúde com a disciplina de Infectologia. Alunos são selecionados e submetidos a um intenso treinamento de preparação para o atendimento às comunidades. Dentre os principais assuntos está a discussão da atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde, como promoção, prevenção e recuperação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo.

    As ações educativas acontecem de acordo com necessidades das comunidades ribeirinhas, com temas referentes à Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com  orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.

    Outras ações estão focadas no tratamento da água para prevenção das doenças de veiculação hídrica, e os cuidados com o preparo e armazenamento de água potável, Outros atendimentos incluem orientações sobre higiene bucal, técnica de escovação e prevenção de doenças bucais.

    Tópicos