Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    FAB resgata 244 pessoas atingidas pelos temporais em Santa Maria, no RS

    Aeronaves da Força atuam desde a terça-feira (30) em conjunto com as autoridades locais na resposta às chuvas

    Luan Leãoda CNN*

    A Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 244 vítimas dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul, até às 12h desta sexta-feira (3). Os salvamentos acontecem na região da cidade de Santa Maria, por meio da Operação Taquari II, com coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae).

    Os resgates são realizados pelos helicópteros H-60L Black Hawk, do Esquadrão Pantera, da Base Aérea de Santa Maria (BASM). A Força Aérea também realiza as ações no período da noite, quando há condições meteorológicas, com o uso de óculos de visão noturna (NVG).

    Com o equipamento é possível apoiar as operações em diferentes cenários, aumentando a segurança de voo e aumentando a chance de resgate em casos onde a tripulação está sem referências visuais para o olho humano.

    Além das vítimas, também foram resgatados seis animais e quatro atendimentos de pessoas feridas ou doentes – a chamada evacuação aeromédica (EVAM).

    Nesta sexta-feira (3), o Ministério da Defesa anunciou a ampliação do número de militares cedidos para prestar apoio nas ocorrências no Rio Grande do Sul. Com atuação em 25 municípios, as Forças Armadas ampliaram para 936 militares, nove aeronaves, 98 embarcações e 70 viaturas empenhadas nas ações.

    Para o atendimento de vítimas decorrentes das enchentes, foi disponibilizado um Hospital de Campanha que chegou à cidade de Canoas na quinta-feira (2). A unidade hospitalar será instalada em Lajeado, uma das regiões mais afetadas pelas chuvas. O hospital conta com enfermaria, 40 leitos, 2 consultórios para atendimento e 1 para triagem.

    De acordo com boletim divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul no início da tarde de sexta-feira 03), 37 pessoas morreram, 74 ficaram feridas e outras 74 estão desaparecidas em decorrência das chuvas. Ao todo, 235 municípios foram afetados pelos temporais, com 23.598 pessoas desalojadas e 7.949 em abrigos.