Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    FAB envia helicópteros para resgatar atingidos por enchente no RS; dez pessoas morreram

    Além dos mortos, 11 ficaram feridos e 21 pessoas ainda estão desaparecidas

    Carolina Figueiredoda CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='7544172' id_galeria='7544757' html_id_prefix='featured_' ]

    A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou dois helicópteros, na noite desta terça-feira (30), para auxiliar no resgate dos atingidos pelas enchentes na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O estado já registra dez mortes por conta das fortes chuvas, e 21 pessoas ainda estão desaparecidas.

    A FAB colocou dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), à disposição das buscas. A operação conta com auxílio de um óculos de visão noturna (NVG) por conta das condições meteorológicas.

    Em uma das ações de apoio, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento. Os moradores foram içados e transportados da região de Candelária até Santa Cruz. Veja imagens abaixo.

    De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, dez pessoas morreram por conta das chuvas.

    Do balanço da Defesa Civilç Nacional, 11 pessoas ficaram feridas e 21 ainda estão desaparecidas.

    VÍDEO – Drone mostra estragos em Venâncio Aires

    Até o momento, mais de 19 mil pessoas foram afetadas por conta dos temporais em 103 municípios; mais de mil pessoas estão desabrigadas e 1.130 foram desalojadas.

    O governo do Rio Grande do Sul estabeleceu um gabinete de crise por conta das chuvas. Segundo o estado, o foco das equipes de apoio no momento é o resgate de famílias que estão isoladas pelas inundações.

    O governador Eduardo Leite (PSDB) determinou a intensificação dos esforços para resgatar famílias ilhadas, com atenção especial ao município de Candelária, que se encontra em estado crítico, segundo a Defesa Civil. Além da FAB, aviões da Brigada Militar e da Polícia Civil também vão atuar nos resgates.

    De acordo com a projeção da Sala de Situação, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), os vales do Caí e Taquari já enfrentam uma situação severa, com risco de alagamentos no mesmo nível dos ocorridos em novembro do ano passado, quando o Rio Grande do Sul enfrentou uma das maiores enchentes da história, que deixou cerca de 50 mortos.

    VÍDEO – Deslizamento de terra deixa desaparecidos em São Vendelino

    A previsão é de que o volume de chuvas continue elevado, podendo alcançar até 300 milímetros em algumas áreas. Todos os rios monitorados estão com níveis acima dos limites de alerta. Nos próximos dias, a preocupação se estenderá aos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, incluindo os rios Jacuí, Guaíba e Sinos, que também podem transbordar.

    Tópicos