Extremo Norte do país recebe chuvas intermitentes nos próximos dias, alerta meteorologista
À CNN, Maria Clara Sassaki, da Climatempo, explicou que as chuvas devem se intensificar ainda mais a partir da semana que vem em regiões do Pará, Amapá e Maranhão
A chuva continua na região Norte, intercalando períodos de melhoria na maior parte do tempo. Pancadas localizadas começam no final da manhã desta segunda-feira (10) entre Belém e Palmas, no Tocantins. Ar bem abafado ao longo do dia e chuva com trovoadas ocorrem à tarde em Manaus, Rio Branco e Porto Velho.
As áreas do Norte e Nordeste onde já choveu forte ao longo dos últimos dias, ainda exigem atenção. As pancadas continuam, e podem ocorrer a qualquer hora na região, possibilitando transtornos. O Maranhão tem 64 cidades em situação de emergência em consequência dos temporais.
No Leste pernambucano, a cidade de Escada registrou mais de 170 milímetros de chuva em menos de 24 horas.
“Tem possibilidade de que esses eventos se repitam ao longo dos próximos dias”, informou à CNN a meteorologista da Climatempo Maria Clara Sassaki. “A chuva é bastante intermitente, ela vai e volta ao longo da semana, pegando o estado do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, além de áreas do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco”.
Os temporais podem se intensificar ainda mais a partir da semana que vem no norte do Pará, Amapá e Maranhão. “O alerta vai continuar pelos próximos 15 dias”, acrescentou Maria Clara.
A meteorologista explicou que as chuvas são normais para a região neste período do ano, mas ressaltou que o volume tem superado a média histórica, o que reforça a necessidade de cuidados com deslizamentos e alagamentos.
No Sudeste, Maria Clara Sassaki destacou que o tempo fica firme em São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, no Espírito Santo e em partes de Minas Gerais pode chover a qualquer momento.
Na região Sul do país, uma nova frente fria avança a partir de quarta e deixa o mar agitado com possibilidade de ressaca no litoral e chuvas.
Já no Centro-Oeste, a meteorologista da Climatempo disse que pode haver precipitação, mas sem grandes volumes acumulados.