Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ex-deputada federal é presa no RJ por corrupção e lavagem de dinheiro

    Almerinda Filgueiras de Carvalho tem 72 anos e atualmente ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti

    Isabelle SalemeDaniel Trevorda CNN

    A ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho, 72 anos, foi presa nesta segunda-feira (1º) pela Polícia Federal em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

    Condenada a nove anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ela atualmente ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na cidade.

    De acordo com a PF, a prisão é decorrente da Operação Sanguessuga (Máfia das Ambulâncias), em 2006. Na época, a investigações visavam desarticular um grupo criminoso formado por parlamentares e empresários que fraudava licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de, ao menos, 20 estados brasileiros.

    Conforme a denúncia do Ministério Público do Mato Grosso, de julho de 2007, Almerinda foi acusada de integrar o “braço político” da organização criminosa, que atuava com o objetivo de desviar recursos de emendas parlamentares que eram direcionadas à área de saúde, destinadas para a compra de ambulâncias e equipamentos hospitalares. A cada emenda parlamentar proposta para áreas específicas da saúde, correspondia uma “comissão” endereçada à então deputada federal.

    Ainda segundo o MP, as investigações sobre a Máfia das Sanguessugas identificaram que foram compradas mais de 1.000 ambulâncias, ao preço médio de R$ 110 mil. Tendo em vista que os superfaturamentos apontados pela Controladoria Geral da União (CGU), giravam em torno de 30% a 50%, do valor das ambulâncias equipadas, tem-se por baixo, um prejuízo da ordem de R$ 33 milhões para os cofres públicos.

    O mandado de prisão preventiva contra a ex-parlamentar, que esteve na Câmara entre 1999 e 2007, no entanto, foi expedido pela 7° Vara da Seção da Justiça Federal em Mato Grosso, somente no dia 25 de março de 2024.

    A partir de informações de inteligência, policiais federais do Grupo de Capturas do Núcleo de Operações da Delegacia da PF em Nova Iguaçu, também na Baixada, localizaram a ex-deputada na Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti.

    A ex-parlamentar, que é pedagoga, foi levada à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu para os procedimentos de praxe, de onde será encaminhada ao Instituto Médico Legal para a realização de exame de corpo de delito, e posteriormente ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.

    Procurada, a prefeitura de São João de Meriti disse que “não tinha conhecimento das investigações sobre a ex-parlamentar”.

    “Ela assumiu o cargo de secretária de Assistência Social em 2021. Agora, só depois da prisão e da nota emitida pela Polícia Federal, é possível saber que é um processo de 2006 e que corria em segredo de justiça. A prefeitura informa também que está acompanhando o caso”, diz a administração municipal, por meio de nota.

    Histórico

    Almerinda foi deputada federal entre 1999 e 2003 pelo antigo PFL (atual União Brasil) e entre 2003 e 2007 pelo PPB (atual PP).

    Segundo o site da Câmara dos Deputados, ela também já foi filiada ao PSB e ao PMDB (atual MDB).

    A CNN procura o contato da defesa de Almerinda Filgueiras de Carvalho.

    Tópicos