Estruturas de mina da Vale são interditadas em Mariana (MG)
Segundo a Agência Nacional de Mineração, equipes da agência e da Defesa Civil vão realizar, nesta semana, uma vistoria no local para definir a linha de ação que deve ser adotada pela empresa
A Agência Nacional de Mineração (ANM) interditou três estruturas com acúmulos de rejeitos de uma fábrica da Vale do Rio Doce, em Mariana, Minas Gerais.
Segundo a agência, a medida foi tomada por não comprovação da estabilidade dessas estruturas, chamadas de pilhas de estéril.
Ainda segundo a ANM, equipes da agência e da Defesa Civil vão realizar, nesta semana, uma vistoria no local para definir a linha de ação que deve ser adotada pela empresa.
Assim que for apresentado laudo atestando a estabilidade das estruturas, a agência vai decidir se mantém ou não a interdição das pilhas.
Em nota, a Vale afirmou que “interditou, preventivamente, as atividades de disposição de estéril nas pilhas PDE Permanente I, PDE Permanente II e PDE União Vertente Santa Rita, da mina Fábrica Nova, em Mariana”.
“A empresa acompanha vistoria da ANM e Defesa Civil, nesta segunda-feira, para os esclarecimentos necessários sobre as condições de estabilidade das estruturas, que permanecem inalteradas. Importante reforçar que as estruturas geotécnicas da companhia são monitoradas permanentemente por equipe técnica especializada”, diz a nota da empresa.
Publicado por Daniel Fernandes.