Saúde envia aos estados 6,4 milhões de doses de vacina; veja distribuição
Ministério da Saúde enviou doses dos imunizantes produzidos pela Pfizer, Fiocruz e Instituto Butantan
O Ministério da Saúde começou a distribuir nesta terça-feira (18) novas remessas de 6,4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 produzidas pela Pfizer, Fiocruz e Instituto Butantan. Veja abaixo, a distribuição destas doses por estado.
As doses da Coronavac, produzida pelo Butantan, serão destinadas à aplicação da segunda dose, seguindo solicitações apresentadas por 12 estados.
Ainda segundo a pasta, as demais unidades da federação serão atendidas com doses da vacina AstraZeneca (Fiocruz) para vacinação de pessoas com idades entre 60 e 69 anos, de acordo com o cronograma de cada estado.
Já as vacinas da Pfizer devem ser destinadas à aplicação da dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.
As vacinas contra a Covid-19 garantem proteção porque previnem a doença, especialmente nas formas graves, reduzindo as chances de morte e internações.
Embora não impeça o contágio e nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Veja como fica a distribuição do total de doses de cada fabricante, por estado: