Esquema de lavagem de dinheiro em mercadinhos movimentou mais de R$ 100 milhões na Grande SP
Segundo Polícia Civil, 24 mandatos de busca foram cumpridos e um homem foi preso por posse de arma de fogo
A Polícia Civil descobriu um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo adegas, tabacarias e mercadinhos em várias cidades de São Paulo. As movimentações financeiras superam os R$ 100 milhões em um ano, a maioria sendo transações em espécie.
Nesta quinta (7), a operação cumpriu 24 mandados de busca, resultando na prisão de um suspeito por posse ilegal de arma de fogo.
Foram apreendidos documentos, eletrônicos e produtos estrangeiros, indicando uso de lojas populares para lavagem de dinheiro.
Durante as investigações, foram identificados mais dois envolvidos e localizado o centro financeiro do grupo em Suzano. O bloqueio de bens e valores dos investigados foi decretado.
A investigação, iniciada em agosto de 2023 após um sequestro na região, foi conduzida pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise). A operação teve início com a prisão de membros da mesma organização criminosa, decorrendo a partir do incidente inicial.
Durante a execução dos mandados, a Polícia descobriu um escritório atuando como um “QG financeiro” e obteve informações sobre outras empresas e indivíduos.
As investigações prosseguem com o objetivo de desmantelar e desestruturar completamente a organização.
*Sob supervisão de André Rigue