Escolas de samba e autoridades reverenciam legado de Monarco
Todas as agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro se manifestaram sobre a morte do baluarte da Portela
O corpo do mestre Monarco, presidente de honra e baluarte da Portela, será velado a partir das 11h, na quadra da agremiação, em Madureira. A informação foi confirmada à CNN pelo presidente da agremiação, Luiz Carlos Magalhães. O sepultamento será no cemitério de Inhaúma, em horário ainda indefinido.
A morte do baluarte da azul e branco de Madureira e Oswaldo Cruz sensibilizou o mundo do samba e as autoridades políticas. Todas as agremiações do Grupo Especial do carnaval carioca se manifestaram nas redes sociais, reconhecendo a importância do sambista para a cultura brasileira, e com mensagens de solidariedade a portelenses, fãs e familiares.
Segunda maior vencedora do carnaval carioca, com 18 títulos, atrás apenas da Portela, que soma 18, a Mangueira também perdeu esse ano seu presidente de honra e um de seus principais baluartes: Nelson Sargento, morto em maio, aos 96 anos, vítima de Covid-19. A verde e rosa publicou:
“A Estação Primeira de Mangueira lamenta profundamente a partida de mais um baluarte do samba. Monarco deixará saudades e uma lacuna irreparável. Nossos profundos sentimentos aos seus familiares, amigos e à co-irmã Portela”, publicou.
Atual campeã da festa, com o título de 2020, a Viradouro, de Niterói, também se posicionou. “À imensa nação portelense, toda a solidariedade da diretoria e componentes da Unidos do Viradouro. Que Deus ilumine o caminho de Monarco na nova jornada e conforte a família do mestre, que jamais será esquecido pela imensa legião de fãs”, destacou.
Houve manifestações de agremiações históricas da Série Ouro, equivalente à segunda divisão da folia. Portelense, o prefeito Eduardo Paes também se manifestou. Postou fotos ao lado do sambista, morto aos 88 anos.
“Meu querido amigo e padrinho se foi. Quanta tristeza. Obrigado por ter me proporcionado tantos momentos especiais. Vamos para sempre honrar sua poesia e amor pelo samba e pela Portela. Você vai fazer muita falta”, postou o prefeito em suas contas em redes sociais.
Em outra mensagem, Paes postou um vídeo do artista cantando seu jingle de campanha na eleição municipal de 2012, quando foi reeleito. “E quando seu maior ídolo faz uma música para você… Viva Monarco! Muitas saudades”, concluiu.
O governador Cláudio Castro também se manifestou em uma rede social. “O samba perde uma de suas maiores expressões. Lamento profundamente a o falecimento de Mestre Monarco e expresso meus mais profundos sentimentos à família portelense e ao mundo do samba, ao qual ele dedicou seus 88 anos de vida”, disse.