Entenda como o volume de chuva é medido
Entre a noite de sábado (19) e domingo (20), São Sebastião, no litoral norte paulista, registrou 627 mm de precipitações
O analista da CNN Fernando Nakagawa explicou, nesta segunda-feira (20), como a meteorologia determina o volume de chuva em uma determinada região.
Para a medição, é utilizado um instrumento chamado pluviômetro. A área para a medição é sempre um quadrado de um metro. Neste quadrado, cada um milímetro de chuva corresponde a um litro.
No caso de São Sebastião, foram registrados 627 mm de chuva entre a noite de sábado (18) e domingo (19), correspondendo a 627 litros d’água por m².
O volume é equivalente também a 31 galões de 20 litros por m² em 24 horas. Ao se multiplicar pela área total da cidade de São Sebastião, é possível imaginar o estrago feito.
Até o momento, 36 pessoas morreram no litoral norte paulista e mais de 500 estão desalojadas ou desabrigadas.
Impactos das chuvas
O município de São Sebastião, que registrou ao menos 35 mortes, teve 627 milímetros de chuvas em 24 horas. Cidades como Ubatuba (335 mm), Caraguatatuba (234 mm), Ilhabela (337 mm), Guarujá (394 mm) e Bertioga (quase 700 mm) também foram atingidos pelas fortes precipitações. As informações são da Defesa Civil Estadual de São Paulo.
(Publicado por Lucas Schroeder)