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    Enem 2023: entenda como a nota do exame é calculada

    Questões e redação são avaliadas utilizando métodos distintos

    Douglas Portoda CNN , em São Paulo

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota do candidato.

    A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que representa a relação entre a probabilidade do participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área de avaliação e as características dos itens.

    Em cada uma das quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), o cálculo é feito a partir de uma escala que é como uma régua, medindo o nível de compreensão do participante.

    A metodologia considera a particularidade de cada item, com as notas não dependendo da quantidade de questões, mas de como elas são compostas.

    Por exemplo: duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas distintamente, dependendo de quais itens estão corretos ou errados, podendo, assim, ter notas diferentes.

    O desempenho médio dos candidatos está no meio da régua, com os 500 pontos. As questões ocupam posições diferentes, conforme seu nível de dificuldade.

    As perguntas situadas abaixo de 500 possuem um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes. As que estão acima de 500, maior.

    Sendo assim, se alguém acerta as questões mais complicadas e erra as que são consideradas mais fáceis, pode ter “chutado” as respostas. A partir disso, o estudante terá uma nota inferior a quem acertou o mesmo número de perguntas mais fáceis e errou as que são mais complexas.

    Como é a correção da redação no Enem?

    A redação do Enem não utiliza a Teoria de Resposta ao Item e é corrigida por, pelo menos, dois avaliadores, graduados em Letras ou Linguística.

    A correção é feita de forma independente, sem que um professor conheça a nota atribuída pelo outro, a partir de cinco competências:

    1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Como é atribuída nota à redação?

    Os avaliadores atribuem uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências.

    A soma dos pontos compõe a nota de cada professor, que pode chegar até 1.000 pontos.

    A nota final de cada participante é a média aritmética das notas totais de ambos os avaliadores.

    O que acontece se houver discrepância entre as notas?

    É considerado que houve discrepância entre as notas dos dois professores se for registrado mais de 100 pontos de diferença no total ou uma diferença superior a 80 pontos na avaliação das competências.

    Caso a diferença aconteça, a redação será avaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador. A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem.

    Se a discrepância persistir mesmo com uma terceira avaliação, a redação será avaliada, novamente, por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final.

    Como o título da redação é avaliado?

    O título da redação é um elemento opcional. Embora seja considerado uma linha escrita, não é avaliado em nenhum aspecto relacionado às competências de referência.

    Entretanto, ele pode levar à nota zero na redação, caso tenha alguma característica que é passível de anulação, como: desenhos, sinais gráficos sem função evidente, impropérios, entre outros.

    Como uma redação pode ser zerada?

    A redação pode ser zerada se apresentar as seguintes características:

    • Fuga total ao tema;
    • Não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
    • Extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até 10 linhas escritas no sistema braille;
    • Cópia de texto(s) da prova de redação e/ou do caderno de questões sem haver pelo menos 8 linhas de produção própria do participante;
    • Desenhos e outras formas propositais de anulação em qualquer parte da folha de redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);
    • Números ou sinais gráficos sem função evidente em qualquer parte do texto ou da folha de redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);
    • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
    • Impropérios e outros termos ofensivos, ainda que façam parte do projeto de texto;
    • Assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
    • Texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;
    • Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito nas folhas de rascunho;
    • Texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

    O que são partes desconectadas do tema proposto?

    As partes desconectadas do tema proposto são reflexões do participante sobre o processo de escrita, a prova ou o seu desempenho no exame.

    As seguintes ações também podem ser consideradas:

    • A escrita de bilhetes destinados, por exemplo, à banca avaliadora; mensagens políticas ou de protesto; orações, mensagens religiosas;
    • Frases desconectadas do corpo do texto, ou seja, que não mantenham relação com o tema ou com a argumentação do participante;
    • Trechos de música, de hino, de poema ou de qualquer texto, desde que estejam desarticulados da argumentação feita na redação.

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