Enem 2022: notas serão divulgadas em 13 de fevereiro; 32% faltaram no 2º dia
Ministro da Educação, Victor Godoy, avaliou que o exame foi um "sucesso" e que abstenção ficou dentro da margem histórica


As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 estão previstas para serem divulgadas no dia 13 de fevereiro. O gabarito oficial da prova será divulgado nesta quarta-feira (23). As informações foram divulgadas pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (21).
Das 3.400.000 inscrições no exame, 2.458.504 mil pessoas compareceram no primeiro dia de prova, que registrou 27% de abstenção. No segundo dia, no domingo (20), as faltas ficaram em torno de 31,9%. Segundo o ministro da Educação, Victor Godoy, a média de abstenção desse ano permaneceu dentro da margem histórica.
Os dados foram divulgados em entrevista à imprensa realizada na sede do Inep, em Brasília. Além do ministro, estavam presentes o presidente substituto do Inep, Carlos Eduardo Moreno, o diretor de gestão e planejamento do instituto, Jôfran Lima Roseno, e o diretor de avaliação da educação básica substituto, Rubens Campos.
A versão digital do exame teve taxa de abstenção superior a 50%. Para Godoy, isso ocorre porque o Enem virtual ainda não “deslanchou”.
Foram eliminados por condutas inadequadas durante a prova 5.126 participantes. Dentre os motivos estão portar equipamentos eletrônicos, se ausentar antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender às orientações dos fiscais ou não cumprir normas previstas no edital.
Já em relação aos problemas logísticos, 193 estudantes foram afetados em todo o Brasil. Os incidentes incluem emergências médicas, interrupção de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.
“Os participantes afetados por problemas logísticos foram muito poucos, se a gente considerar a magnitude de aplicação desse exame”, afirmou Godoy.
Com a nota do exame, os estudantes disputam vagas em universidades públicas e bolsas em instituições privadas. Segundo o ministério, o Enem tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações da pasta da Educação.
*Sob supervisão de Maria Mazzei