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    Enchentes no Rio Grande do Sul: como ajudar vítimas da tragédia

    Governo de São Paulo e Defesa Civil iniciam campanha de arrecadação de donativos para auxiliar regiões atingidas por fortes chuvas no RS

    Da CNN

    O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil estadual iniciaram uma campanha de arrecadação de doações para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

    Segundo as autoridades, atualmente os itens mais necessários são água potável, produtos de limpeza como detergente, sabão, vassouras e baldes, além de itens de higiene pessoal como sabonete, creme dental e xampu.

    Pontos de arrecadação

    A população pode levar as doações até o depósito do FUSSP, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré, em São Paulo. O local funciona das 8h às 17h. Também é possível deixar as doações nos postos do Poupatempo a partir desta segunda-feira (06).

    As doações serão enviadas por aviões até Caxias do Sul, onde haverá uma central de logística para distribuição dos itens às regiões mais afetadas.

    Até o momento, já foram enviados três caminhões de doações do FUSSP para o Rio Grande do Sul. A expectativa é que os primeiros aviões com mantimentos cheguem ao Estado ainda neste domingo.

    Doações nos Correios

    Toda a rede de agências dos Correios de São Paulo e Paraná, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, recebem a partir da segunda (6) doações para vítimas das chuvas que assolam o estado gaúcho.

    A estatal coletará e transportar gratuitamente os donativos, sem custo aos doadores. Segundo divulgação dos Correios, são aceitos os seguintes itens — considerados os de maior necessidade no momento pela Defesa Civil:

    • Alimentos da cesta básica
    • Produtos de higiene pessoal
    • Material de higiene seco
    • Itens de vestuário

    Além disso, os Correios vai também doar itens de vestuário e utensílios domésticos aos atingidos pelas chuvas.

    Essas doações são objetos de refugo, ou seja, que passaram por todas as tentativas de entrega, não foram procurados pelos destinatários nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor.