Enchentes no Rio Grande do Sul: como ajudar vítimas da tragédia
Governo de São Paulo e Defesa Civil iniciam campanha de arrecadação de donativos para auxiliar regiões atingidas por fortes chuvas no RS
O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil estadual iniciaram uma campanha de arrecadação de doações para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Segundo as autoridades, atualmente os itens mais necessários são água potável, produtos de limpeza como detergente, sabão, vassouras e baldes, além de itens de higiene pessoal como sabonete, creme dental e xampu.
Pontos de arrecadação
A população pode levar as doações até o depósito do FUSSP, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré, em São Paulo. O local funciona das 8h às 17h. Também é possível deixar as doações nos postos do Poupatempo a partir desta segunda-feira (06).
As doações serão enviadas por aviões até Caxias do Sul, onde haverá uma central de logística para distribuição dos itens às regiões mais afetadas.
Até o momento, já foram enviados três caminhões de doações do FUSSP para o Rio Grande do Sul. A expectativa é que os primeiros aviões com mantimentos cheguem ao Estado ainda neste domingo.
Doações nos Correios
Toda a rede de agências dos Correios de São Paulo e Paraná, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, recebem a partir da segunda (6) doações para vítimas das chuvas que assolam o estado gaúcho.
A estatal coletará e transportar gratuitamente os donativos, sem custo aos doadores. Segundo divulgação dos Correios, são aceitos os seguintes itens — considerados os de maior necessidade no momento pela Defesa Civil:
- Alimentos da cesta básica
- Produtos de higiene pessoal
- Material de higiene seco
- Itens de vestuário
Além disso, os Correios vai também doar itens de vestuário e utensílios domésticos aos atingidos pelas chuvas.
Essas doações são objetos de refugo, ou seja, que passaram por todas as tentativas de entrega, não foram procurados pelos destinatários nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor.