Em 3 h, Salvador recebe 79% da chuva esperada para novembro; cidade teve alagamentos
Segundo a Defesa Civil, há risco de desabamentos e deslizamentos em vários pontos da cidade
Pelo menos 17 ocorrências foram registradas na manhã desta segunda-feira (11) durante as fortes chuvas que atingiram a cidade de Salvador (BA). Boletim da Defesa Civil da cidade (Codesal) apontou ameaças de desabamento e deslizamento, além de deslizamentos de terra e ameaça de desabamento de muro.
Pelas redes sociais, os moradores divulgaram vídeos de pontos de alagamentos em diversos bairros.
De acordo com a Defesa Civil, algumas localidades tiveram chuvas acima de 40 milímetros, sendo que acima de 30 já é considerado chuva mais intensa.
Ainda segundo informações da Codesal, entre 8h às 11h choveu 85,4 milímetros. O volume de água representa 79% do esperado para todo o mês de novembro, que seria de 108 milímetros. Até o momento, não há registro de vítimas.
A condição climática com trovoadas já havia sido anunciada pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) no domingo (11). Ele ocorre por conta da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno meteorológico que consiste em uma faixa de nuvens e chuvas intensas que se forma entre o sul da Amazônia e o Oceano Atlântico. O sistema deve perder força ao longo do dia.