Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘É hora de verificar planos de emergência’, diz especialista após incêndio no RJ

    Gerardo Portela fez avaliação do incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio

     

    Especialista em gerenciamento de risco, Gerardo Portela afirmou à CNN, nesta quarta-feira (28), que “é hora de verificar planos de emergência” de hospitais pelo Brasil. A avaliação foi feita após o incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio, que vitimou 3 pacientes.

    “O tratamento das vulnerabilidades deveria ter começado assim quando foram detectadas”, afirmou Portela. “Já é hora para os gestores de hospitais do Brasil todo, inclusive os privados, de verificar os sistemas, rota de fuga, extintores, para onde vão as pessoas, como será feito, se tem rampa de acesso. Esse é um plano de emergência obrigatório para qualquer local”.

    Leia e assista também:
    Diretora do hospital de Bonsucesso alertou para risco de tragédia
    Ministério da Saúde soube em 2019 de problemas no Hospital de Bonsucesso
    Brasil registra 31 incêndios em hospitais só em 2020

    A colunista Basília Rodrigues informou que a diretora do hospital, Cristiane Rose Jourdan, apelou através de ofício ao Ministério da Saúde em agosto do ano passado por uma “atitude urgente” na unidade. “Lembro que o risco de qualquer trágico acontecimento levará o Estado, no caso a União, a responder omissão específica com grandes prejuízos ao patrimônio público e por danos causados por não se mobilizar e evitar o dano já conhecido”, afirmou.

    Cerca de 40 militares do Corpo de Bombeiros seguem com o trabalho de rescaldo nesta quarta-feira.

    (Edição: André Rigue)

     

    Tópicos