Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Drone da Marinha é lançado para mapear áreas atingidas no RS; veja imagens

    Operação busca identificar a situação dos locais mais afetados pelas enchentes, no estado

    Catarina Nestlehnerda CNN*Thiago Félixda CNN

    Um drone foi lançado pela Marinha Brasileira, na última sexta-feira (28), para mapear e identificar a situação dos locais mais afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

    Segundo a Força Naval, a operação tem objetivo de registrar situações de alagamento, destroços e a possibilidade de locais ainda não verificados. Durante a ação, foram observadas regiões como a Lagoa dos Patos, a Ilha dos Marinheiros e toda área da costa. 

    Esta foi a primeira vez que um drone foi lançado do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, pelo chamado Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP).

    A Marinha explicou que todas as imagens captadas são transmitidas simultaneamente para a equipe terrestre do 5º Distrito Naval, em Rio Grande, que faz parte do Comando Conjunto da Operação “Taquari 2”.

    Além disso, o equipamento utilizado possui uma câmera “eletro-ótica” com um zoom que aproxima em até 171 vezes, ou seja, sobrevoando a mais de 600 metros de altitude, o sistema é capaz de registrar a imagem da placa de um veículo, por exemplo. 

    “Trata-se da capacidade de colocar os olhos da Força Naval no ar para que a gente possa observar tudo que for necessário e poder dar continuidade à ajuda humanitária na região”, afirmou um dos integrantes da equipe.

    Um balanço da Defesa Civil do estado apontou que quase 95% das cidades do RS foram afetas pelas chuvas que castigaram o estado entre o fim de abril e o mês de maio este ano.  

    Os estragos deixaram 179 mortos e 806 feridos. Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes no estado.

    *Sob supervisão

    Tópicos