Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dois prefeitos são presos em SC, na mesma semana, por suspeita de envolvimento em esquemas de corrupção

    Ao longo de um ano, mais outros 16 prefeitos foram presos no estado por suspeita de envolvimento com ações ilícitas e recebimento de propina

    Dayres Vitoriada CNN , São Paulo

    Dois prefeitos de Santa Catarina, Ari Bagúio (PL), de Ponte Alta do Norte, e Douglas Elias Costa (PL), de Barra Velha, foram presos nesta semana por suposto envolvimento em esquemas de corrupção.

    Denominada operação “Limpeza Urbana”, a ação – deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) – prendeu na manhã desta sexta-feira (26) o parlamentar Ari Bagúio (PL). Já o prefeito Douglas Elias Costa, também do Partido Liberal, foi preso na última quarta-feira (24), em outra operação do Gaeco.

    Ambas as operações buscam desarticular condutas ilícitas ocorridas no âmbito da Administração Pública em municípios catarinenses. O objetivo principal é averiguar casos de corrupção e fraudes em licitações.

    Nesta sexta-feira (26), quatro mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão foram cumpridos, todos expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A ação “Limpeza Urbana” investiga uma associação criminosa pelos crimes de corrupção passiva e concussão, orquestrados e supostamente praticados por agentes políticos e particulares em municípios de Santa Catarina.

    Os agentes públicos que estão sendo investigados, entre eles o prefeito Ari Bagúio (PL), teriam envolvimento na contratação de serviços de limpeza urbana para as cidades. Eles eram responsáveis por direcionar pessoas interessadas em prestar serviço de limpeza aos municípios a escritórios de contabilidade previamente determinados, onde eles, ilicitamente, obtinham parte do valor que os escritórios recebiam.

    Uma cerca quantia deste dinheiro pago pelo município aos contratados para limpar a cidade, voltava para os próprios agentes públicos. O ato teria promovido um enriquecimento ilícito de cerca de R$ 100.000,00.

    Procurados pela CNN, apenas a defesa do prefeito Douglas Elias Costa comentou sobre a prisão garantindo que, por ora, o parlamentar não foi afastado do cargo:

    “O processo corre em segredo de justiça. Mesmo em preventiva, ele não foi afastado do cargo. Não há nenhum documento oficial que comprove o afastamento dele. Ele será ouvido no dia 2 de fevereiro”, informou a defesa de Douglas Elias.

    Já a defesa do prefeito Ari Bagúio (PL) não retornou até a publicação deste texto.

    A CNN também entrou em contato com o Partido Liberal (PL), do qual os dois parlamentares fazem parte, mas o partido ainda não se manifestou sobre o caso. Também não houve retorno por parte das Prefeituras de Barra Velha e Ponte Alta do Norte, dos quais os parlamentares presos faziam parte.

    De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, as investigações seguem sob sigilo.

    Outros 16 prefeitos presos

    Cerca de 16 prefeitos de Santa Catarina também foram presos ao longo do período de um ano por casos de corrupção e fraudes em licitações. As prisões ocorreram em decorrência da “Operação Mensageiro”.

    A primeira das quatro fases da operação foi deflagrada ainda em dezembro de 2022. Nos primeiros sete meses, a ação desmantelou um esquema de corrupção envolvendo a coleta de lixo em, pelo menos, 20 municípios catarinenses e prendeu preventivamente 39 pessoas, dentre eles 33 são ou eram agentes públicos. 16 destes agentes são os prefeitos que estavam com mandatos em vigência.

    A organização criminosa composta por agentes públicos e privados, visava fraudar licitações em municípios catarinenses para a contratação de serviço de coleta e destinação de resíduos sólidos, por meio de pagamento e recebimento de propina.

    232 mandados de busca e apreensão e 40 de prisão preventiva foram cumpridos ao longo da operação.

    Após a investigação, cerca de R$ 50 milhões foram ressarcidos, juntamente com uma aeronave, aos cofres públicos.

    Tópicos