Distrito Federal registra a maior temperatura para dezembro em 62 anos, diz Inmet
Estação meteorológica em Águas Emendadas marcou 35,2 graus no último sábado (9)


O Distrito Federal registrou no último sábado (9) a maior temperatura para o mês de dezembro desde 1961, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A temperatura registrada no sábado foi de 35,2 graus. A medição foi feita na estação meteorológica em Águas Emendadas, localizada em Planaltina (DF).
Até então, a última temperatura mais alta no mês no Distrito Federal foi de 33,7 graus, registrada na estação do Sudoeste no dia 10 de dezembro de 1963 e também no dia dia 6 de dezembro de 2002 na estação de Roncador, que foi desativada em 2017.
Onda de calor
O Inmet prevê uma onda de calor a partir desta quinta-feira (14) até domingo em partes do Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso e em toda a área dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
De acordo com o instituto, as temperaturas máximas deverão ficar cinco graus acima da média por um período de três a cinco dias consecutivos.
Segundo o Inmet, será a nona onda de calor somente neste ano, com temperaturas podendo passar de 40 graus em algumas partes do país até o fim de semana.
Nesta terça-feira (12), até as 15h, a temperatura máxima no país foi registrada na cidade de Jaguaribe (CE): 40,3 graus.
Possibilidade de chuvas
Ainda conforme o Inmet, há precisão de tempestade em partes do Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (13).
O estado está com aviso amarelo (perigo potencial), com o volume de chuva podendo chegar a 50 milímetros em 24 horas, ventos de até 60 km/h e queda de granizo.