Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Desregulamentar armas custará caro, diz especialista após ataque em Araçatuba

    Especialista afirma que armamentos de civis eventualmente caem nas mãos do crime organizado

    Elis Francoda CNN , em São Paulo

    Em entrevista à CNN, o professor da Fundação Getúlio Vargas e membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, afirmou que a política de desregulamentação de armas custará caro ao Brasil.

    Alcadipani citou casos de armas de colecionadores que acabaram sendo utilizadas no assalto a um banco de Criciúma em novembro de 2020, com caraterísticas semelhantes ao assalto em Araçatuba na madrugada desta segunda-feira (30)

    “Esse afrouxamento está facilitando a vida do crime organizado. Infelizmente, o Governo Federal atua ideologicamente para liberar as armas e para facilitar o acesso da população a armas e munição. E a arma que cai na população, em algum momento, acaba caindo no crime. Se criminosos entram em uma casa que tem um fuzil, eles rendem o proprietário da casa e rapidamente têm acesso a esse armamento. Então, a política de desregulamentação de armas vai custar caro”, afirma o professor.

    Alcadipani afirmou, ainda, que o Estado é falho ao controlar armamentos, munições e até explosivos que chegam às mãos das pessoas.

    “O Estado é incapaz de controlar munições, armas e explosivos. Veja a quantidade de explosivos que chegou nas mãos dos invasores de Araçatuba. O que o exército brasileiro tem feito para não estar cuidando desses explosivos como deveria?”, questiona o especialista.

    Tópicos