Desaparecido na Europa: brasileiro é preso por tráfico de drogas em Paris
André Alves do Nascimento, de 35 anos, encontra-se em prisão preventiva, após desaparecer durante viagem estilo mochilão pela Europa


O paraibano André Alves do Nascimento, 35, que estava desaparecido desde o dia 6 de novembro de 2024, foi localizado, pela Interpol, em um centro penitenciário em Fleury-Mérogis, em Paris, segundo divulgação da Polícia Federal da Paraíba, nesta segunda-feira (13).
André encontra-se em prisão preventiva, acusado de envolvimento em tráfico de drogas. Ele deverá permanecer encarcerado até 6 de março de 2025.
O alerta foi incluído na Difusão Amarela da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) após desaparecer enquanto fazia uma viagem estilo mochilão pela Europa.
A Difusão Amarela é um mecanismo internacional utilizado pela Interpol para localizar pessoas desaparecidas internacionalmente e identificar vítimas de possíveis crimes.
A CNN entrou em contato com a família do André e aguarda uma resposta.
Relembre o caso
Natural de Campina Grande, na Paraíba, André Alves do Nascimento morava há 15 anos em Joinville, Santa Catarina.
A viagem pela Europa de André começou no dia 4 de novembro de 2024, quando ele chegou a Paris.
Nas primeiras horas de sua estadia, enviou uma mensagem à mãe, Maria de Lourdes, informando que havia chegado à capital francesa.
Nos dias seguintes, manteve contato com a família e, no dia 6, informou que ainda estava em Paris, mas planejava seguir para Amsterdã, na Holanda. Esse foi o último contato feito por André.
A irmã de André, Andreia Alves do Nascimento, relatou que, no dia 8 de novembro, um amigo de André também relatou dificuldades em entrar em contato com ele.
A partir daí, a família iniciou uma busca mais intensa por informações. Inicialmente, foi registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil da Paraíba, e depois a família procurou o Itamaraty, que fez buscas em hospitais, delegacias e IML. Porém, as tentativas não resultaram em qualquer pista.
Por fim, a Polícia Federal e a Interpol foram acionadas.
O retorno de André ao Brasil estava previsto para 18 de novembro de 2024.
O Ministério das Relações Exteriores infirmou que tem conhecimento do caso e que mantém contato com as autoridades locais. O Itamaraty também disse que presta assistência aos familiares de André.