Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Desabamento em Itapecerica da Serra (SP) provoca 9 mortes em ato político

    Pelo menos 28 pessoas foram resgatadas com vida; ao menos três vítimas estão em estado grave

    Giulia AlecrimAnthony Wellsda CNN , em São Paulo

    O desabamento de um auditório de uma empresa de logística em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, deixou nove mortos e cerca de 28 feridos nesta terça-feira (20). Ao menos três estão em estado grave e 15 sofreram ferimentos leves.

    As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, que realiza o atendimento da ocorrência desde o início da manhã.

    De acordo com informações da major Luciana Soares, a equipe de resgate foi retirada do local e os cães farejadores entraram para averiguar a possibilidade de mais vítimas estarem sob os escombros.

    Mais de 60 pessoas estavam dentro de um galpão participando de um evento de campanha da candidata à deputada federal Ely Santos (Republicanos) e do candidato a deputado estadual Jones Donizette (Solidariedade).

    Em nota, Donizette lamentou o desastre e se solidarizou às famílias das vítimas. A nota afirma que os candidatos foram convidados a conhecer a empresa Mult Tainer e que quando se despediam dos trabalhadores parte da estrutura de concreto se rompeu e os deixou presos aos escombros.

    Os dois foram resgatados com vida, quatro integrantes da equipe também ficaram entre os escombros, já foram resgatados e levados ao hospital.

    Ao todo, quase 80 profissionais e 20 viaturas foram mobilizadas para a operação, que conta com apoio do Samu, da polícia militar, defesa civil, comando de aviação, entre outras instituições.

    O Corpo de Bombeiros não informou as possíveis causas do acidente. A ocorrência aconteceu na estrada Ferreira Guedes, nº 1.134.

    Em nota, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) informou que “esteve no local do acidente ocorrido na data de hoje no Município de Itapecerica da Serra e está apurando junto à Prefeitura de Itapecerica da Serra e à Defesa Civil do município a responsabilidade técnica pelo projeto e execução do imóvel sede da empresa onde ocorreu o incidente”.

    A CNN entrou em contato com a empresa responsável pela estrutura e aguarda retorno.

    Confira a íntegra da nota da prefeitura de Itapecerica da Serra:

    Com relação ao acidente ocorrido nesta manhã na Empresa Multiteiner Comércio e Locação de Containers LTDA, localizada na Estrada Ferreira Guedes, bairro do Potuverá, a Prefeitura de Itapecerica da Serra informa que atua no local com equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Autarquia de Saúde.

    O prefeito Dr. Francisco Nakano, médico socorrista, também está ajudando nos primeiros socorros. Assim que tomou conhecimento do acidente, Dr. Nakano foi ao local verificar a situação e contribuir com seus préstimos médicos.

    A Defesa Civil municipal trabalha na ocorrência com dez agentes e três viaturas, desde às 9 horas. Já a Autarquia de Saúde mobilizou três ambulâncias, sendo duas do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

    Cerca de 70 pessoas estavam no local no momento do acidente; 40 foram atingidas. Destas, 15 tiveram ferimentos leves. As vítimas mais graves estão sendo encaminhadas ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra, Pronto-Socorro Central e Pronto-Socorro do Jacira. Até o momento são nove óbitos confirmados.

    Com relação ao imóvel, devido à dimensão e por estar inserido em uma Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais, sua regularização é objeto de licenciamento junto ao órgão Ambiental Estadual (CETESB), antecedendo assim à licença municipal.

    De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, o projeto anteriormente aprovado pela CETESB foi irregularmente alterado, e sua regularização junto aos órgãos públicos estava em trâmite.

    Outras equipes também atuam no local, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

    A Prefeitura de Itapecerica da Serra lamenta o ocorrido e se solidariza com todas as vítimas e seus familiares e amigos.

    O prefeito Dr. Nakano declarou luto de três dias no município.

     

    *Anteriormente, os bombeiros confirmaram ao menos 31 feridos, mas o número foi corrigido para 28.

    **Em atualização

    Tópicos