Deputada Federal Célia Xakriabá denuncia ataques racistas sofridos em Ouro Preto
Xakriabá e duas assessoras foram alvo de ofensas racistas em restaurante da cidade histórica
A deputada federal por Minas Gerais, Célia Xakriabá (PSOL-MG), denunciou que sofreu racismo em um restaurante em Ouro Preto.
Em suas redes sociais, a deputada contou que, após duas agendas na cidade história, ela e outras duas assessoras, também mulheres indígenas, foram alvo de ofensas racistas ao chegarem a um restaurante.
No local haveria uma confraternização do evento ao qual ela participou. As três foram as primeiras a chegar ao restaurante que já estava recebendo outros clientes.
Segundo a deputada, um grupo de pessoas de uma das mesas começou a indagar como que “índio” agora estava no lugar onde estava, se referindo à posição política ocupada pela deputada.
Após ouvir as ofensas, a parlamentar acionou a polícia e realizou um boletim de ocorrência de crime de racismo.
Entre as pessoas que proferiram as ofensas racistas está uma delegada da polícia. A CNN tentou contatá-la, mas não obteve retorno.
A Polícia Civil de Minas Gerais declarou que instaurou um inquérito para investigar o caso e a conduta da delegada em questão.
Ainda em suas redes sociais, Célia Xakriabá agradeceu o apoio que recebeu após o ocorrido.
Ela também escreveu: “Indígenas vão, fazem e são o que eles quiserem, inclusive deputadas federais. Não aceitaremos mais comportamentos racistas, comentários racistas. Isso é crime e as pessoas precisam ser responsabilizadas.”