Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Defesa Civil alerta para estado de emergência em 16 cidades do Brasil

    Desastres naturais atingem municípios da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina

    Chuva em Santa Catarina, no último mês de outubro
    Chuva em Santa Catarina, no último mês de outubro Corpo de Bombeiros/Divulgação

    Danúbia BragaLuiz Cisida CNN

    A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta segunda-feira (21), a situação de emergência em mais 16 cidades do Brasil atingidas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União.

    Estão na lista municípios dos estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

    Das 16 cidades, seis passam por um período de estiagem. São elas: Anagé e Ponto Novo, na Bahia, Lajedo e Vertente do Lério, em Pernambuco, Itainópolis, no Piauí, e São José do Campestre, em Pernambuco. Já Malhada de Pedras, na Bahia, enfrenta a seca, que é uma ausência de chuvas ainda mais longa do que a estiagem.

    No estado paranaense, Palmital e Altamira do Paraná registraram vendavais, enquanto Espigão Alto do Iguaçu sofreu com chuvas intensas. Alpercata, em Minas Gerais, e Canelinha, Marema e Passos Maia, em Santa Catarina, também registraram fortes chuvas.

    Por fim, os municípios mineiros de Antônio Carlos e São Gonçalo do Sapucaí foram atingidos por queda de granizo.

    Estado de emergência

    As cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pela Defesa Civil Nacional devem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

    Diversas ações contribuem para socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

    Com base nas informações, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com a valor ser liberado.