Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Defesa Civil alerta para chance de “chuva preta” em São Paulo neste domingo (15)

    Contato com a água do fenômeno deve ser evitado; gotas carregam partículas de substâncias poluentes

    Carolina Figueiredoda CNN , em São Paulo

    A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para a possibilidade de ocorrência da chamada chuva preta no estado neste domingo (15). A chegada de uma frente fria fez a temperatura despencar e pode trazer chuva para diversas regiões do estado ainda hoje.

    O fenômeno da chuva preta acontece quando partículas de fumaça e poluentes sobem para a atmosfera e, ao se misturarem com gotas de chuva, geram uma coloração escura na água.

    “As queimadas que têm ocorrido pelo estado estão afetando a qualidade do ar, e com a chegada da chuva essa fuligem será limpada da atmosfera, reduzindo a poluição e aumentando a umidade do ar”, diz o alerta da Defesa Civil.

    Apesar do ponto positivo de melhora na qualidade do ar, a chuva preta carrega partículas de substâncias poluentes e, por esse motivo, o órgão alerta que a água não deve ser utilizada e o contato com a chuva deve ser evitado.

    Além de São Paulo, o fenômeno pode acontecer em outras partes do Sudeste e também na região Sul do país, visto que há uma larga escala de fuligem na atmosfera, ocasionada pelos incêndios florestais que atingem o Brasil desde o mês passado.

    Chuva traz melhora momentânea no tempo seco

    Após dias intensos de calor, uma onda de frio chegou a São Paulo neste domingo (15) e deve aliviar pelo menos momentaneamente o clima seco na capital paulista.

    Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da cidade, os termômetros marcam em média 17°C na manhã deste domingo e a previsão é de máximas próximas dos 22°C. A umidade relativa do ar está em 92%.

    No sábado (14), o dia foi abafado com termômetros superando os 30°C, e a máxima da umidade relativa do ar foi só de 40%.

    Com isso, o friozinho deve aliviar significativamente o tempo seco dos últimos dias, elevando os índices de umidade, melhorando a qualidade do ar e amenizando o calor.

    Porém, as baixas temperaturas devem durar só até o início da próxima semana. A previsão é que o calor e o tempo seco voltem de forma intensificada após a passagem da frente fria.

    Tópicos