Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Curitiba exige retratação de Balneário Camboriú sobre envio de moradores de rua

    A entidade diz ainda a concessão de passagens são apenas para pessoas que desejam retornar para suas cidades de origem no Brasil

    Guilherme GamaBianca Camargoda CNN

    A Prefeitura de Curitiba pediu nesta segunda-feira (8) que a Prefeitura de Balneário Camboriú, litoral catarinense, se retrate após acusar a capital paranaense de enviar pessoas em situação de rua para cidade catarinense. A equipe de abordagem social de Balneário Camboriú, alegou em um vídeo publicado na última sexta (5) que recebeu uma denúncia de que pessoas em situação de rua estariam em um ônibus rumo à cidade.

    A equipe foi até o local para apurar a situação. “A nossa equipe de abordagem social… toda a equipe de resgate, a gente conversou com os moradores [em situação de rua]. Eles ganharam passagem no município de Curitiba para vir para Balneário Camboriú”

    O órgão alega que a cidade fiscaliza casos de outras cidades que enviam moradores em situação de rua “Aqui em Balneário Camboriú a gente tem o nosso trabalho de abordagem e segue fiscalizando firmemente esse casos de cidades que vem trazendo moradores de rua para Balneário Camboriú. A gente tá de olho e vai tomar as medidas cabíveis”

    Em nota, a Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba diz que nenhuma passagem foi emitida com destino a Balneário Camboriú para o dia 5 de janeiro, “o órgão vai tomar todas as medidas cabíveis para exigir uma retratação do município catarinense que divulgou informações infundadas em vídeo”.

    A entidade diz ainda que apenas atende concessão de passagens para pessoas que desejam retornar para suas cidades de origem no Brasil ou que comprovem vínculos na cidade em que deseja viajar, “a concessão é feita somente para pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade, após atendimento e análise técnica, além do contato com familiares na cidade de origem”, diz a nota FAS.

    A CNN questionou novamente ambas prefeituras após pedido de retratação e aguarda uma resposta.