Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cuiabá decreta toque de recolher e rodízio de pessoas nos estabelecimentos

    Atendimento presencial em bancos, supermercados, lotéricas e distribuidoras de bebidas terá rodízio a partir dos dígitos finais do CPF

    O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro
    O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro Foto: Divulgação/Prefeitura de Cuiabá (2.jul.2020)

    Carolina Figueiredo, da CNN

    O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou nesta quinta-feira (2) a prorrogação do toque de recolher na cidade e a implementação de um sistema de rodízio de pessoas em estabelecimentos, com base nos dígitos finais do CPF. Também foi anunciado um novo modelo de rodízio de veículos, semelhante ao tentado em São Paulo

    O toque de recolher já estava em vigor desde 13 de junho. Agora, a medida será válida entre os dias 3 e 20 de julho em horário ampliado, das 20h às 5h. Há exceção para profissionais de setores essenciais, como saúde, segurança e supermercados. Sistemas de entrega de comida só podem funcionar até a meia-noite.

    Leia também:

    Em um mês, região Centro-Oeste tem 4 vezes mais mortes por Covid-19

    De acordo com o decreto, entre os dias 6 e 20 de julho, fica estabelecido rodízio para atendimento presencial nos bancos, lotéricas, supermercados e distribuidoras de bebidas. 

    Nas segundas, quartas e sextas-feiras o atendimento presencial será permitido para moradores com CPF final 0, 1, 2, 3 e 4. Já nas terças, quintas-feiras e sábados a liberação abrange aqueles que possuam no documento os últimos algarismos 5, 6, 7, 8 e 9. 

    “Essa é uma regra que se aplica exclusivamente para o atendimento dessas atividades”, disse Pinheiro. “Nossa fiscalização unificada identificou que esses estabelecimentos são os que apresentam maiores incidência da aglomeração de pessoas e isso tem se tornado um preocupante foco de propagação da Covid-19. Nossa fiscalização continuará trabalhando para garantir que tudo funcione de acordo com o determinado”. 

    Dessa forma, todas as pessoas que saírem de casa para ir ao banco, lotérica, supermercado ou distribuidora de bebida, deverá levar algum documento que conste o número do CPF para apresentar na porta do estabelecimento.

    Além disso, os estabelecimentos deverão reservar a primeira hora de atendimento exclusivamente para idosos e demais pessoas integrantes do grupo de risco. O acesso de crianças está proibido nesses locais.

    Shoppings e escolas seguem fechados na capital do Mato Grosso. 

    Cuiabá registrou, até esta quarta-feira (1º), 4.190 casos e 194 mortes pela doença causada pelo novo coronavírus.

    Rodízio de veículos

    Também foi anunciado um rodízio de veículos, válido de 6 à 20 de julho, com exceção de domingos e feriados. No modelo, veículos com placas de final ímpar poderão circular nos dias ímpares do mês. Já os com final par poderão circular nos dias pares. 

    O rodízio não se aplicará aos veículos oficiais devidamente identificados e os de serviços essenciais. Quem não respeitar a regra, estará sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.