Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cruzeiro chegará ao Rio com “pequeno número” de casos de Covid-19, diz empresa

    Companhia marítima afirmou em nota que todas as pessoas que testaram positivo estão isoladas; Anvisa está monitorando condições da viagem

    Beatriz PuenteThayana Araújoda CNN*Vinícius Tadeuda CNN

    Um cruzeiro com previsão de chegada ao Rio de Janeiro na manhã deste domingo (2) possui um “pequeno número” de pessoas com Covid-19 a bordo, conforme disse a companhia responsável pela viagem após questionamento da CNN. A MSC afirmou em nota que “todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves” e que os casos correspondem a 0,6% do total da população a bordo.

    Segundo a empresa, o trajeto do MSC Preziosa está sendo realizado normalmente conforme o planejado. A companhia afirma que os casos de Covid foram identificados por conta da rotina de monitoramento de saúde feita no navio, em que todos os dias 10% de todos os hóspedes e tripulantes do navio são testados conforme definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O cruzeiro MSC Preziosa faz viagem com cerca de 3.200 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação.

    A MSC esclareceu que todas as pessoas que testaram positivo, assim como seus contatos próximos, estão isoladas em uma seção separada do navio em cabines com varanda.

    O desembarque desses passageiros será feito de forma segura “para que retornem para suas casas ou fiquem em hotéis para fazerem o período de isolamento necessário”, diz o comunicado.

    De acordo com a empresa, as viagens de navio, que estão operando com 75% da ocupação total, são uma das opções mais seguras do mundo e que o protocolo de monitoramento sanitário da MSC é eficiente.

    A companhia explicou que exige comprovante de vacinação para todos os hóspedes com mais de 12 anos, além da apresentação de teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas ou teste antígeno feito até 24 horas antes do embarque para todos passageiros a partir de dois anos.

    Procurada pela CNN, a Anvisa informa que monitora as atividades e condições do navio MSC Preziosa.

    Mesmo com a recomendação da Anvisa para que a temporada de navios de cruzeiro fosse suspensa provisoriamente, o Píer Mauá, no Rio de Janeiro, confirmou que a programação das embarcações está mantida nesse início de ano.

    A recomendação da Anvisa foi em função do aumento repentino de casos de infecção por Covid-19 detectados nas embarcações que operam cruzeiros marítimos ao longo da costa brasileira e a transmissão em território nacional da variante Ômicron.

    Na quinta-feira (6) atraca no Rio de Janeiro o navio Costa Fascinosa, que faz viagem com pouco mais de 2.800 pessoas. Serão nove dias de embarque e desembarque durante o mês, nos dias: 2, 6, 9, 14, 15, 22, 23, 29 e 30 de janeiro.

    *Com informações de Adriana Freitas

    Tópicos