Cresce o sentimento de insegurança nas ruas do Brasil à noite, aponta Datafolha
Levantamento indica crescimento de cinco pontos percentuais na quantidade de entrevistados que se sentem muito inseguros
Pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (28), revela que a sensação de insegurança entre os brasileiros tem aumentado significativamente. Conforme o levantamento, dois terços dos brasileiros (65%) sentem algum grau de insegurança ao caminhar nas ruas à noite, evidenciando um crescimento de cinco pontos percentuais entre aqueles que se sentem muito inseguros, em comparação com dados coletados em setembro do ano anterior.
A proporção de pessoas que dizem sentir muita insegurança nas ruas após escurecer chegou a 39%, quase quatro a cada dez pessoas, e aqueles que respondem ter um pouco de insegurança são 26%, segundo a pesquisa Datafolha.
Houve uma diminuição equivalente na quantidade de brasileiros que respondem sentir-se “mais ou menos seguras” nas ruas da própria cidade: caiu de 26% para 21% no período. Já aqueles que se sentem “muito seguros” são 14%, uma proporção que se mantém estável nas pesquisas desde março de 2022.
A região Sudeste tem a maior percentual de entrevistados que se sentem “muito inseguros”, são 45%. A região Sul do país, tem o menor percentual, registrando 32%.
Em análise sobre a sensação de segurança em diferentes localidades, a percepção de insegurança nas regiões metropolitanas é ainda maior. Nesses locais, 52% dos moradores se sentem muito inseguros, contrapondo-se aos 31% em áreas do interior, onde a sensação de segurança parece ser relativamente maior.
Nas metrópoles, só 7% consideram-se muito seguros — em setembro, eram 9%. Em cidades do interior, essa proporção chega a mais do que o dobro, 19%.
O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todo o país nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro geral é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Principais dados da pesquisa:
Sensação Geral de Segurança:
– 39% dos brasileiros se sentem muito inseguros ao caminhar nas ruas após escurecer.
– 26% relatam sentir-se um pouco inseguros.
– 21% consideram-se mais ou menos seguros.
– Apenas 14% dos entrevistados se sentem muito seguros.
Comparativo com Dados Anteriores:
– O percentual de pessoas que se sentem muito inseguras aumentou cinco pontos percentuais em relação à última pesquisa.
– A parcela da população que se sente mais ou menos segura diminuiu de 26% para 21%.
– O grupo que se sente muito seguro permanece estável em 14% desde março de 2022.
Sensação de Segurança por Localidade:
Região Metropolitana:
– Muito seguro: 7%
– Mais ou menos seguro: 18%
– Um pouco inseguro: 23%
– Muito inseguro: 52%
Interior:
– Muito seguro: 19%
– Mais ou menos seguro: 23%
– Um pouco inseguro: 28%
– Muito inseguro: 31%
A pesquisa também revela que a sensação de segurança dos brasileiros nas ruas está diretamente relacionada à sua percepção econômica pessoal e tendências políticas. De acordo com o estudo:
– Entre os brasileiros que consideram que sua situação financeira melhorou, 27% sentem-se muito inseguros nas ruas, um índice abaixo da média nacional, enquanto 21% afirmam sentir-se muito seguros, superando a média.
– Por outro lado, entre aqueles que percebem uma piora em sua condição econômica, 53% declaram sentir uma grande insegurança ao caminhar pela cidade após o anoitecer, e apenas 10% se sentem muito seguros.
– A pesquisa também identificou uma divisão política na percepção de segurança: 49% dos bolsonaristas reportam sentir-se muito inseguros, em contraste com 31% dos petistas. Quanto à sensação de segurança, 14% dos bolsonaristas e 17% dos petistas se sentem muito seguros.
*Sob supervisão de André Rigue