Covid: Toledo (PR) deve vacinar toda população acima de 12 anos até 31 de agosto
À CNN Rádio, o prefeito Beto Lunitti (MDB) disse que pretende aplicar 7 mil doses por dia na cidade para vacinar toda população elegível com a primeira dose


O prefeito da cidade de Toledo, no Paraná, disse que pretende vacinar toda a sua população acima de 12 anos com a primeira dose da vacina contra Covid-19 até 31 de agosto. Em entrevista à CNN Rádio, o prefeito Beto Lunitti (MDB-PR) comemorou a parceria com a Pfizer, que forneceu os imunizantes para serem aplicados na população mais jovem.
A farmacêutica norte-americana é a única com autorização no país para a aplicação em crianças e adolescentes de 12 a 17 anos.
“Chegaram 35.173 doses [da Pfizer] na quarta-feira (25) e já começamos a aplicação. Vamos vacinar 100% da população acima de 12 anos até 31 de agosto, com 7 mil doses por dia”, contou.
A Pfizer, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, fará um estudo observacional sobre a disseminação do coronavírus na população 100% vacinada com a primeira dose, neste primeiro momento, e após o intervalo de 21 dias, dos imunizados com a segunda dose.
A escolha por Toledo, segundo o prefeito, teve a ver com a organização da imunização na cidade.
“Tiramos nota 10, com cumprimento total do Plano Nacional de Imunizações, não houve fura-fila, não cedemos a pressões de grupos que queriam antecipar.”
Lunitti disse que a cidade teve redução dos casos de Covid-19 e que, por isso, os decretos restritivos atualmente permitem 70% de ocupação de público.
Segundo o prefeito, é esperada a retomada total da economia na cidade até o próximo dia 31 de agosto, embora seja mantida recomendação do uso de máscaras, de álcool em gel e o distanciamento social como medidas de prevenção.
(Publicado por Camila Neumam)