Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Como evitar problemas no temporal previsto para esta sexta (18)

    Momento mais crítico deve acontecer entre a tarde desta sexta-feira (18) e a noite de sábado (19)

    Beto Souzada CNN

    Uma frente fria está se aproximando do Brasil, trazendo fortes tempestades e alertas de chuvas volumosas. A partir de hoje (18) à tarde, o tempo começa a mudar, com piora significativa das condições climáticas ao longo do final de semana.

    A combinação de umidade elevada e instabilidade atmosférica favorece a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de fortes temporais. As informações são da Tempo Ok.

    De acordo com a especialista em climatologia, Maria Clara Sassaki, as regiões mais afetadas serão as capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, além de diversas cidades do interior, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste do país. As tempestades serão caracterizadas por rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h, chuvas contínuas e intensas, e risco de granizo.

    O período com maiores chances de temporais, segundo a climatologista, é entre a tarde desta sexta-feira (18) até a noite de sábado (19).

    A população do estado de São Paulo está sob alerta. Embora a expectativa seja de que os temporais sejam menores do que em outros momentos, como ocorrido no último dia 11, os órgãos oficiais chamam atenção para os cuidados durante estes eventos.

    Recomendação da Defesa Civil

    Em declaração dada à CNN, o coordenador da Defesa Civil do Estado de SP, Coronel Henguel, reforçou as medidas para evitar problemas no temporal previsto para esta sexta-feira.

    “Se pegou um temporal pela frente, a gente não para embaixo de árvore, para no local seguro. Essas tempestades tem uma característica especial que, ela muitas vezes, ela é de curta duração. Ela vem até com grande intensidade, mas curta duração. E a partir daí, espera passar e continua seu caminho”, indica o porta-voz da Defesa Civil de SP.

    Coronel Henguel indica que a população evite locais de alagamento, que segundo ele, geralmente são conhecidos pela população. O porta-voz da defesa civil indica que a perspectivas são de alguns outros eventos como esse durante os próximos meses.

    “Daqui pra frente até o nosso verão, teremos muita chuva pela frente”, afirma.

    A defesa civil faz outras recomendações como evitar lugares abertos como praias e campos de futebol, além de manter distância segura de qualquer aparelho ligado à rede elétrica, durante as chuvas. Durante o pico das tempestades, é indicado que as pessoas evitem tomar banho nos momentos de tempestades.

    Entre outras indicações do órgão estão ao cuidado com áreas de encostas e colinas. Sobre os impactos com o solo, é preciso prestar atenção com as possíveis movimentações e rachaduras em paredes e estruturas.

    Tópicos