Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com recuo da água, 545 toneladas de resíduos são retirados das ruas de Porto Alegre

    Guaíba está em queda desde quarta-feira (15), após segunda cheia, e segue mais de 1,5 m acima da cota de inundação

    Limpenza no bairro Ipanema em Porto Alegre (RS), após as enchentes.
    Limpenza no bairro Ipanema em Porto Alegre (RS), após as enchentes. Reprodução: Prefeitura de Porto Alegre

    Guilherme Gamada CNN

    São Paulo

    Nos locais onde a água baixou em Porto Alegre, foram retiradas 545 toneladas de resíduos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), entre segunda-feira (13) e sexta-feira (17). Se considerados os trabalhos de limpeza da semana passada, 910 toneladas ao todo de lodo e resíduos com entulho foram removidas das ruas da capital gaúcha.

    Cerca de 120 garis trabalham na raspagem de lodo, varrição de resíduos e remoção de materiais acumulados como móveis e eletrodomésticos estragados, segundo a Prefeitura de Porto Alegre.

    A limpeza é 24 horas por dia. Apenas nesta semana, foram utilizados 19 caminhões e sete retroescavadeiras para auxílio dos trabalhos nos bairros. Em partes da cidade que seguem inundadas, o DMLU informa que precisa aguardar que a água recue para dar início ao serviço.

    O nível do Guaíba é de 4,64 metros às 16 horas desta sexta-feira (17) e segue com tendência de queda. A previsão do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é de que a cheia deve ser duradoura, com redução lenta dos níveis abaixo dos 5 m. Os modelos indicam uma redução lenta e que o Guaíba deve ficar nos 4 m até o início da próxima semana.

    Com a possibilidade de novas chuvas, até o final do mês o Guaíba deve ficar acima da cota de inundação de 3 metros.