Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com hotéis lotados em SC, Defesa Civil alerta para congelamento de pistas

    Além do estado catarinense, Rio Grande do Sul e Paraná também têm probabilidade de pequenas nevascas

    Com todas as vagas em hotéis reservadas diante da expectativa de neve em Santa Catarina, o coronel João Batista Cordeiro Jr., chefe da Defesa Civil de SC, falou à CNN, nesta quinta-feira (20), sobre a previsão de complicações na região por conta do frio.

    Segundo ele, há possibilidade de congelamento e fechamento de pistas por conta da neve e chuva congelada na região. A estimativa é que a temperatura caia abaixo de zero nos próximos dias nas regiões de Planalto Serrano, Planalto Sul, Planalto Norte e Grande Florianópolis.

    Leia e assista também:

    Frente fria trará ao sul do Brasil maior incidência de neve desde 2013
    Evento raro cobre de neve região ao norte da Tasmânia
    São Paulo pode registrar recorde de frio nos próximos dias

    O coronel João Batista Cordeiro Jr., chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, fa
    O coronel João Batista Cordeiro Jr., chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, fala à CNN
    Foto: CNN (20.ago.2020)

    “O frio vai ser severo em todas as regiões de Santa Catarina. Estamos avisando para que apenas as pessoas que têm reservas em hotéis se desloquem na região de serra, porque, para além da pandemia, temos a possibilidade de ter neve e chuva congelada na região, causando risco para o tráfego de pessoas”, disse ele.

    O coronel ainda ressaltou que toda a capacidade hoteleira permitida para a pandemia, que libera apenas a ocupação parcial de hotéis e pousadas, já foi preenchida. “Então, não adianta vir que não vai ter acomodação”, disse.

    A frente fria trará ao sul do Brasil a maior incidência de neve desde 2013, segundo a Metsul Meteorologia. A neve deve ocorrer, principalmente, em áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

    Outras partes mais baixas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também têm probabilidade de pequenas nevascas.

    Já a chuva congelada – fenômeno em que a água da chuva congela ao atingir a superfície devido à baixa temperatura – pode cair em praticamente todo o Rio Grande do Sul e várias partes de Santa Catarina e Paraná, mesmo em locais de baixa altitude.

    Os últimos registros significativos de neve foram em julho e agosto de 2013. Em julho, os eventos foram verificados em Santa Catarina e Paraná e em agosto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

    (Edição: André Rigue)

    Tópicos