Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com distanciamento social, São João é celebrado com lives

    Feriado em algumas cidades do nordeste, o dia do santo traz shows ao vivo transmitidos pela internet; Elba Ramalho é destaque

    A fogueira de São João já é símbolo enraizado na cultura popular, e tem sua origem na tradição cristã de que mãe do santo avisou sobre o nascimento do seu filho a partir da altura das chamas. 
    A fogueira de São João já é símbolo enraizado na cultura popular, e tem sua origem na tradição cristã de que mãe do santo avisou sobre o nascimento do seu filho a partir da altura das chamas.  Foto: Bricolage/Shutterstock

    Stephanie Bevilaqua, da CNN

    A cultura popular brasileira celebra nesta quarta-feira (24) o dia de São João, um dos santos católicos homenageados em festas juninas, assim como Santo Antônio, no dia 13 e o São Pedro, no dia 29. E para comemorar a festa, dentro de casa, as lives neste caso são mais uma opção de entretenimento durante a pandemia da Covid-19.

    Por causa das recomendações de distanciamento social, as festas juninas estão sendo celebradas de maneira alternativa. A prefeitura do Recife organizou um evento virtual que promete ‘muita cultura e tradição’ em um arraiá on-line com artistas regionais. Entre os convidados estão os homenageados Silvério Pessoa e Josildo Sá. Todas as transmissões também serão acompanhadas de campanhas solidárias. 

    Leia também:

    Leandro Narloch e Lia Bock discutem o papel das lives durante a pandemia

    Lives musicais são ‘caminho sem volta’ na relação entre marcas e consumidores

    Após lives, cantor Gusttavo Lima é alvo de representação ética pelo Conar 

    Comídas típicas de festa junina.
    Entre as comidas típicas de festas juninas, estão a pamonha, a canjica, a pipcoa e o milho verde.
    Foto: Paulo Vilela/Shutterstock

     
    Pelas ruas da capital pernambucana também cirularão dois “forroviocas”, um veículo no estilo trio elétrico que convida as pessoas a abrirem as janelas e curtirem a festa de dentro de suas casas. Haverá também uma procissão com santos juninos no dia 23 e uma dos pescadores, no dia 29. 
     
    O evento vai de 12 a 29 de junho e a programação completa você vê no site oficial do São João do Recife. No YouTube da prefeitura, há vídeos ensinando a fazer bandeirinhas de jornal e até um chef que dá a receita do Mugunzá Salgado (lembrando que mugunzá e canjica são sinônimos e ambos se referem ao milho branco).
     

    A prefeitura de Campina Grande também adotou a ideia de promover apresentações virtuais e começa as transmissões nesta terça-feira (23), sempre a partir das 17h, e vão até o sábado (27). A cantora Elba Ramalho é a principal atração do evento e se apresenta nesta terça-feira (23), às 20h, no canal do evento no YouTube. Entre outros destaques está a banda Cavaleiros do Forró, com show on-line marcado para o sábado (27). 

    O governo do Piauí também vai transmitir a apresentação de quadrilhas juninas por meio de lives solidárias. As lives serão transmitidas uma vez por semana, toda quinta-feira, às 18h, e os grupos se apresentarão no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, com as portas fechadas para o público. A última apresentação com temática junina será realizada nesta quinta-feira (25), com apresentação da 1ª Mostra Piauí de Quadrilhas Juninas. 

    É feriado?

     

     
    Apesar da data não ser considerada um feriado nacional, algumas regiões brasileiras, principalmente do nordeste, declaram o dia 24 de junho como feriado estadual, municipal ou ponto facultativo. 
     
    Este ano, prefeituras como a do Recife e de João Pessoas já confirmaram ponto facultativo nesta terça-feira (23), véspera de São João, e feriado na quarta-feira (24).

    Quem foi São João?

     
    São João Batista foi uma figura amplamente difundida pela Igreja Católica como o responsável pelo batismo de Jesus, pois de acordo com a tradição cristã, ele teria anunciado a vinda do Cristo de cristo filho de Deus e salvador da humanidade.  
     
    A data foi determinada pela igreja em seis meses antes da véspera do Natal, ou seja, 24 de junho. Por esse motivo, desde a madrugada de 23 de junho comemora-se a Festa de São João Batista.
     
    Já a fogueira de São João, outro símbolo da cultura popular, tem seu fundamento na história do nascimento de João. A fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus, noticiando o nascimento de seu filho a partir da altura das chamas.

    ERRATA: O texto informava erroneamente que o dia de São João é comemorado no dia 23 de junho. A informação foi corrigida.