Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com 600 mil adultos com a segunda dose atrasada, Rio faz mutirão da vacinação

    Ministro da Saúde estará na capital fluminense no sábado (20) para campanha de imunização contra a Covid-19

    Marcela MonteiroBeatriz Puenteda CNN , No Rio de Janeiro

    A cidade do Rio de Janeiro realizará no sábado (20) o lançamento da campanha Mega Vacinação, do Ministério da Saúde, com objetivo de incentivar os brasileiros que não voltaram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose ou dose de reforço.

    O município tem cerca de 600 mil adultos com o calendário vacinal em atraso.

    O mutirão da vacina acontecerá de forma simultânea em seis capitais brasileiras: São Paulo (SP), Manaus (AM), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Salvador (BA).

    Em toda a capital fluminense, equipes fazem uma busca ativa, em pontos estratégicos, atrás daqueles que ainda precisam completar o esquema vacinal.

    Para o sábado (20), o “Dia D”, que terá a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na cidade, é esperado que 100 mil pessoas se vacinem.

    “Esse é o maior desafio, identificar quem ainda não tomou as doses. Temos nessa situação aproximadamente 380 mil adolescentes”, explicou Soranz.

    Contando com os adolescentes, são quase 600 mil pessoas com o a segunda dose em atraso na capital fluminense.

    Dose de reforço

    Na última quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio lançou o novo calendário para o reforço da vacina contra a Covid-19.

    De 29 de novembro a 4 de janeiro do ano que vem, serão convocadas, conforme escalonamento etário, as pessoas entre 59 e 55 anos que tomaram a segunda dose (D2) há, no mínimo, três meses.

    Os cariocas a partir de 18 anos que receberam a última aplicação há pelo menos cinco meses já podem ir até o posto de saúde para receber a dose extra.

    A cidade do Rio foi uma das primeiras do país a iniciar a aplicação da dose de reforço, em setembro, e já ultrapassou a marca de um milhão de pessoas vacinadas com a DR.

    Idosos, pessoas com alto grau de imunossupressão e trabalhadores da saúde são os grupos que já receberam a dose complementar no esquema vacinal.

    Até este sábado (20), o calendário de reforço para os idosos estará completo, com a repescagem para todas as pessoas com mais de 60 anos que ainda não tomaram o reforço.

    Janssen

    Soranz falou sobre a importância da dose de reforço e comentou sobre o planejamento para quem recebeu a vacina da Janssen.

    “No mundo todo essa vacina é considerada de dose única, no Rio não poderia ser diferente. Estamos considerando uma dose de reforço também para as pessoas que receberam esse imunizante, não uma segunda dose”, pontuou.

    De acordo com Soranz, 170 mil pessoas na capital fluminense receberam a vacina Janssen. Ele afirmou que o Ministério da Saúde garantiu a entrega de um lote com aproximadamente 200 mil imunizantes da marca para começar o reforço dessas pessoas no início de dezembro.

    *Errata: a primeira versão deste texto informava que eram 200 mil adultos com vacinação atrasada. O correto é 600 mil. O texto foi atualizado.

    Tópicos