Com 36 mil clientes sem energia, Enel diz que serviço voltou à normalidade em SP
O presidente da companhia corrigiu para 3,1 milhões o número de clientes afetados pelo temporal de sexta-feira (11)
Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (17),o presidente da Enel São Paulo, Guilherme Lencastre, informou que cerca de 36 mil clientes da companhia estão sem fornecimento de energia elétrica em toda a região metropolitana.
De acordo com o executivo, este número está dentro da normalidade da operação da empresa, que fornece energia para aproximadamente 8,2 milhões clientes na região. Diariamente, a interrupção do abastecimento é observada para esta margem de clientes, em torno dos 36 mil ou até um pouco mais.
Inicialmente, a Enel havia informado que 2,1 milhões clientes tiveram o serviço interrompido, porém o presidente agora corrigiu o número para 3,1 milhões. Segundo ele, 1 milhão tiveram o restabelecimento até 23h59 de sexta-feira (11), data do temporal.
Lencastre lamentou o ocorrido e disse que a empresa pretende duplicar o número de podas de árvores realizadas em 2024. No ano passado, foram feitas 320 mil podas pela Enel. Este ano, até o momento, 420 mil foram concluídas e este número deve chegar a 600 mil até o final do ano.
“Somos sensíveis aos clientes. Entre os clientes nós temos também colaboradores, que também ficaram sem energia durante esse período”, disse.
O presidente comentou também sobre o serviço de fortalecimento da rede elétrica em São Paulo e destacou que redes subterrâneas são difíceis de instalar e custam dez vezes mais do que a fiação aérea.
“Os eventos climáticos não estão previstos no nosso contrato”, salientou o executivo, que criticou a preparação do Brasil para prever eventos meteorológicos.
A empresa se comprometeu a continuar com a atual mobilização das equipes, mesmo com a normalização da operação, para atuar nos próximos dia, quando há previsão de um novo temporal.