CNN fecha 2020 como a empresa de mídia mais premiada do Brasil
Com pouco mais de nove meses no ar, a CNN Brasil fecha 2020 com alguns dos prêmios mais importantes da comunicação brasileira
A CNN Brasil termina o seu ano de estreia como a empresa de mídia mais premiada do país. Com pouco mais de 9 meses de operação, o canal comemorou a conquista dos mais importantes prêmios do setor de comunicação. Nos últimos 60 dias, a CNN conquistou 10 prêmios.
O principal deles foi o Caboré, considerado o Oscar da comunicação brasileira. A CNN foi escolhida como “Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo” do ano. O prêmio, criado há 40 anos pelo grupo Meio&Mensagem, é conhecido por ter suas escolhas feitas por profissionais de todo o mercado: veículos, agências e anunciantes.
Foi a primeira vez que um veículo de comunicação ganhou o prêmio Caboré logo em seu ano de estreia. “Tenho certeza que este é o início de uma trajetória bonita a favor do Brasil, da democratização da informação, sempre buscando um jornalismo imparcial, independente e que contribua com os brasileiros para um país melhor”, disse Douglas Tavolaro, CEO e sócio-fundador da CNN Brasil, ao agradecer o prêmio.
A CNN também foi a vencedora do Melhores do Propmark, premiação que é uma referência para todo o mercado de mídia, marketing e comunicação. A emissora foi eleita “veículo de comunicação do ano” de 2020.
Além disso, a CNN foi apontada “Destaque do Ano” e “Lançamento do Ano” na 34ª edição do Prêmio Veículos de Comunicação, da revista Propaganda.
Como responsável pela operação da CNN, Douglas Tavolaro recebeu ainda duas premiações individuais: foi reconhecido como um dos Dez Profissionais de Mídia do Ano pela revista Meio & Mensagem e “Empresário de Comunicação” do ano pela revista Propaganda.
O CEO global da CNN, Jeff Zucker, parabenizou a CNN Brasil pelo feito. “É um orgulho para a CNN ver o que a CNN Brasil construiu. É uma construção impressionante para tão pouco tempo de existência”, disse, acrescentando que a CNN Brasil já é o modelo mais bem-sucedido de implantação da marca em todo o mundo.
O jornalismo da CNN também fecha o ano com diversas premiações: o documentário Povos Isolados, do CNN Séries Originais, foi escolhido como o melhor do ano pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, na categoria de reportagens humanitárias com foco na pandemia.
O episódio que recebeu a condecoração foi ao ar em 28 de junho e mostrou como as comunidades mais isoladas do país enfrentavam a pandemia do novo coronavírus. “A questão de dar tratamento digno, humano, de como você trata a população… temos que promover esse tipo de jornalismo”, disse Sandra Lefcovich, coordenadora do CICV Brasil.
O telejornal “CNN 360°” também foi um dos destaques do ano. O noticiário foi vencedor na categoria “Telejornal ou programa jornalístico” da primeira edição do Prêmio Notícias da TV, em que o site selecionou os indicados e o público votou nos favoritos. O noticiário vespertino é comandado pelas âncoras Daniela Lima e Gloria Vanique.
O CNN Brasil Business, plataforma de conteúdo focada em economia e negócios, foi eleita da categoria TV e vídeo da premiação “Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças”, promovida pelo Jornalistas & Cia. Em 2020, o prêmio foi aberto ao público pela primeira vez e recebeu mais de 7.000 votos.
A CNN também foi escolhida como “Líder em Comunicação” pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais durante a 10ª Edição do Prêmio Líderes do Brasil. A premiação reconhece empresas dos maiores segmentos econômicos do país.
Em 2020, a CNN também foi reconhecida por seu alcance nas plataformas digitais e recebeu uma placa comemorativa do YouTube por ultrapassar a marca de 1 milhão de inscritos em seu canal. Pelo canal da CNN no YouTube é possível acompanhar a programação ao vivo da TV e da rádio, além de conteúdos especiais e os destaques do dia.
“Todas essas conquistas pertencem à nossa equipe, ao nosso público, às agências de publicidade e aos anunciantes que têm confiado na CNN Brasil. Prosseguimos inabaláveis no caminho de oferecer um jornalismo imparcial e cada vez mais comprometido em informar melhor os brasileiros”, afirma Douglas Tavolaro.
Finalista no Prêmio APCA
A APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) apresentou na última segunda-feira (21) os finalistas ao troféu de melhores de ano entregue pela associação. A CNN Brasil e dois de seus âncoras, Márcio Gomes e Daniela Lima, foram indicados na categoria Destaque do Ano. Os vencedores serão anunciados no primeiro trimestre de 2021.