Cinco macacos são mortos no interior de SP com sinais de intoxicação
Ataque acontecce em meio a surto de varíola dos macacos; reservatório da doença, no entanto, permanece desconhecido
Quatro saguis-de-tufos-pretos e um filhote de macaco-prego foram mortos na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, entre quarta e quinta-feira (4). Segundo a prefeitura, os animais tinham sinais de intoxicação.
As agressões aos macacos ocorreram em dois pontos da cidade, sendo um na Mata dos Macacos e outro no Parque Ecológico Sul.
Profissionais do Zoológico Municipal de Rio Preto resgataram ainda outros três macacos-pregos que vieram da Mata dos Macacos e o estado de saúde dos animais é estável. Um deles teve o fêmur fraturado e passou por cirurgia na quinta-feira.
De acordo com a nota da prefeitura de São José do Rio Preto, o animal operado deve passar por exames clínicos para avaliar a necessidade de uma nova intervenção cirúrgica.
Dos atingidos, quatro macacos-prego estavam na Mata dos Macacos. Um filhote foi encontrado morto no local. Os outros três foram levados ao zoológico — dois no dia na quarta-feira e um na quinta-feira.
Já os saguis-de-tufos-pretos, provenientes do Parque Ecológico Sul, foram resgatados na quarta-feira (3) e dois na quinta. Nenhum deles resistiu.
Os ataques acontece em meio ao aumento de casos de varíola dos macacos no estado de São Paulo e em todo o Brasil.
Apesar de o nome fazer referência aos animais, por conta da descoberta inicial do vírus do gênero ortopoxvírus da família Poxviridae, encontrado em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958, o reservatório animal permanece desconhecido.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é provável que o foco esteja entre os roedores.
Segundo o Ministério da Saúde, o país registra 1.860 casos confirmados de varíola dos macacos, sendo 1.404 em São Paulo.
Os outros casos estão espalhados pelos estados: Rio de Janeiro (200), Minas Gerais (75), Distrito Federal (37), Paraná (36), Goiás (38), Bahia (12), Ceará (4), Rio Grande do Norte (4), Espírito Santo (5), Pernambuco (7), Tocantins (1), Acre (1), Amazonas (3), Pará (1), Paraíba (1), Piauí (1), Rio Grande do Sul (18), Mato Grosso do Sul (5), e Santa Catarina (7).
*Com informações de Lucas Rocha, da CNN