Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bom Jardim da Serra (SC) registra -6,4°C; 12 cidades têm temperaturas negativas

    Intensa massa de ar frio causa quedas acentuadas das temperaturas no Sul do país, em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste nesta sexta-feira (19)

    Lucas Rochada CNN

    São Paulo

    Uma extensa e forte frente fria avança sobre o Brasil nesta sexta-feira (19). Uma intensa massa de ar frio que acompanha o fenômeno causa quedas acentuadas das temperaturas no Sul do país, em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

    A previsão é de alerta para o frio intenso no Sul do Brasil, com temperaturas negativas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O dia amanhece extremamente frio, com formação de geada em praticamente toda a região. O sol predomina na região Sul, no entanto, o frio predomina à tarde.

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos 12 cidades registraram temperaturas abaixo de zero até às 8h.

    • Bom Jardim da Serra – Morro da Igreja (SC): -6,4°C
    • São Joaquim (SC): -3,6°C
    • São José dos Ausentes (RS): -2,8°C
    • Quaraí (RS): -2,5°C
    • Vacaria (RS): -2,2°C
    • Cambará do Sul (RS): -1,7°C
    • Rancho Queimado (SC): -1,0°C
    • Serafina Corrêa (RS): -0,8 °C
    • Campos Novos (SC): -0,6°C
    • Soledade (RS): -0,3°C
    • São Mateus do Sul (PR): -0,2°C
    • Lagoa Vermelha (RS): -0,1°C

    Na Região Sudeste, a sexta-feira será fria e com muita nebulosidade na maioria das áreas de São Paulo, no Centro, Oeste e Sul de Minas e no Rio de Janeiro. Chuvas com intensidade moderada a forte podem atingir o litoral de São Paulo, o Vale do Paraíba e o Centro-Sul do Rio de Janeiro.

    Na região de Campinas (SP) e de Sorocaba (SP), na Mantiqueira e no Sul de Minas e na Zona da Mata mineira o dia será frio e com chuva ocasional. Na Grande São Paulo, a sexta será chuvosa e fria. Pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde no Norte Fluminense, no Espírito Santo, na Grande Belo Horizonte e no Vale do Rio Doce.

    Na Região Centro-Oeste, as áreas de instabilidade se dissipam, mas deixam muita nebulosidade sobre quase todo o Mato Grosso do Sul, no Centro, Oeste e Sul de Mato Grosso e no Sul e de Goiás, com predomínio do frio o dia todo nestas regiões. A sexta-feira também é gelada e com geada ao amanhecer no Sul de Mato Grosso do Sul.

    Na Região Norte, a passagem de uma forte frente fria causa chuva e deixa a temperatura baixa em Rondônia, no Acre e no Sul do Amazonas. As outras regiões do Norte continuam quentes, com risco de chuva forte no Amazonas e em Roraima. As pancadas de chuva ocorrem também no Amapá, no extremo Norte do Pará. Nas demais áreas do Pará e no Tocantins, o sol forte predomina.

    Quase todo o Nordeste do Brasil tem muito sol, calor e tempo seco nesta sexta-feira. Algumas pancadas de chuva ocorrem no litoral da Bahia, em Sergipe, em Alagoas, no Leste de Pernambuco, Leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

    (Com informações do Climatempo)