Cidades do RN sofrem ataques a tiros e incêndios criminosos durante madrugada
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) potiguar, um suspeito morreu em confronto com policiais e outros dois suspeitos foram presos
Uma série de ocorrências – como ataques a tiros, além de incêndios em veículos, comércios e prédios públicos – foram registrados em cidades do Rio Grande do Norte durante a madrugada desta terça-feira (14).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) potiguar, um suspeito morreu em confronto com policiais e outros dois suspeitos foram presos.
A Sesed também informou que ampliou seu efetivo para conter o que definiu como “eventual aumento de ocorrências criminosas”.
“Os episódios se restringiram à madrugada, entre meia-noite e 2 horas desta terça-feira (14). As forças de segurança permanecem mobilizadas”, afirmou a Secretaria à CNN em nota.
O governo do Rio Grande do Norte informou à CNN que ainda não possui a relação exata de cidades que foram afetadas pelos ataques.
A CNN confirmou que o Fórum de Justiça da cidade de Parnamirim foi incendiado por criminosos durante a madrugada, mas não houve feridos.
Ações são resposta a tratamento em presídios, diz secretário à CNN
Em entrevista à CNN nesta terça (14), o secretário de Segurança Pública do RN, coronel Francisco Araújo, afirmou que, embora as investigações da Polícia Civil e Polícia Federal (PF) estejam em andamento, as autoridades acreditam que os ataques são “ações de reclamação de organizações criminosas pelo tratamento dentro dos presídios”.
“O sistema prisional é rígido, não tem comunicação via telefone, e eles querem que flexibilize a situação”, declarou.
Ele acrescentou que ações recentes de segurança pública “no enfrentamento da criminalidade” também motivaram os ataques desta madrugada.
O secretário afirmou que, até o momento, não há registros de ataques contra civis ou agentes de segurança pública. “Inclusive pelo que foi narrado pelas próprias organizações criminosas. Os ataques são contra prédios, patrimônio público e alguns estabelecimentos comerciais”, disse.
Imagens dos ataques
Vídeos que circulam nas redes sociais registraram parte das cenas caóticas desta madrugada.

Por exemplo, na comunidade de Santa Luzia no município de Touros, uma moradora gravou um ônibus sendo incendiado. Um imóvel nos arredores também aparece sendo atingido pelas chamas.
Em Mossoró, a segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Norte, na manhã desta terça, um homem registrou um caminhão de coleta de lixo incendiado.

Na cidade de Coronel Ezequiel, viatura da Polícia Militar foram alvos de tiros, mas não há relatos de feridos.

Criminosos também atearam fogo em veículos nas imediações da cidade de Lajes Pintadas.

Por volta da meia-noite desta terça (14), câmeras de segurança de um supermercado no município de Macau registraram o momento em que criminosos arrombam a porta do estabelecimento e ateiam fogo nos produtos.

A prefeitura da cidade de Tibau do Sul relatou à CNN que tomou conhecimento de um foco de incêndio na garagem de ônibus da cidade por volta das 03h50 desta terça.
Os bombeiros foram acionados, mas não atenderam a ocorrência relatando alta demanda.

A prefeitura interrompeu as aulas na rede municipal e o transporte fornecido a universitários por conta dos estragos das chamas. A previsão é de que os serviços sejam retomados por volta das 15h desta terça.
A prefeitura da cidade de Jaçanã também registrou ônibus e viaturas incendiadas.

Criminosos também depredaram a sede da prefeitura da cidade de Acari durante a madrugada.
